Criação de carreira de vigilância ambiental recebe apoio dos distritais
Criação de carreira de vigilância ambiental recebe apoio dos distritais

Vários deputados distritais utilizaram o microfone na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta terça-feira (3) para manifestar apoio à criação da carreira de vigilância ambiental e atenção comunitária. Integrantes de outras carreiras que serão remanejados para a nova função acompanharam a sessão. O projeto de lei do Executivo que trata do assunto foi lido em plenário e pode ser votado ainda hoje.
Apesar de terem programado a votação da matéria para amanhã (4), os líderes partidários mudaram de opinião e todos acabaram se manifestando favoráveis ao projeto e à apreciação ainda nesta tarde.
Muitos outros assuntos também foram abordados durante a sessão, antes do início da discussão e votação de projetos. O deputado Dr. Michel (PP), por exemplo, fez um desabafo na tribuna, pedindo à Mesa Diretora da Casa que indague ao corregedor da Câmara, deputado Patrício (PT), o que é "telhado de vidro" e quais são os deputados que estão nessa situação. Dr. Michel reclamou de declaração dada pelo colega ao Jornal de Brasília sobre o assunto. "Sou um homem respeitado e não tenho telhado de vidro. Gostaria de saber se o ex-presidente desta Casa, Patrício, declarou mesmo isso ou foi um equívoco do jornalista", assinalou.
Já o deputado Chico Vigilante (PT) criticou o que chamou de "lobby de grandes investidores" que estariam trabalhando para elevar o preço da gasolina para R$ 3,80. Segundo ele, um pequeno grupo de jornalistas tem pressionado a presidenta Dilma Rousseff a aumentar o valor dos combustíveis. Para Vigilante, ninguém suportaria um reajuste desse porte. "É preciso que a população se levante contra isso, um verdadeiro crime contra a sociedade brasileira", condenou.
Deficiência - A deputada Arlete Sampaio (PT), líder do governo na CLDF, destacou programa lançado nesta terça-feira pelo governador Agnelo Queiroz, que garante assistência de qualidade às pessoas com deficiência. De acordo com ela, o programa é similar a uma iniciativa do governo federal, chamada Viver Sem Limites, que trouxe vários benefícios para as pessoas com deficiência, como, por exemplo, a redução nos prazos para aposentadoria.
Por sua vez, o deputado Agaciel Maia (PTC) defendeu a extinção da cobrança do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para os guias de turismo que atuam no DF.
A suspensão do plano de saúde dos policiais militares repercutiu mais uma vez na Câmara. A deputada Eliana Pedrosa (PPS) lamentou que a crise ainda não tenha terminado e relatou que os policiais continuam tendo dificuldade para conseguir atendimento médico. "Como esses profissionais podem dar segurança à sociedade se eles ainda estão enfrentando esse problema?", questionou.
Cultura - O deputado Cláudio Abrantes (PT) parabenizou a atriz Fernanda Montenegro e os atores da novela Lado a Lado agraciados, recentemente, com o Emmy Internacional - prêmio considerado o Oscar da televisão mundial. Segundo ele, os prêmios comprovam o talento dos artistas brasileiros e dão visibilidade a temáticas importantes como o tratamento dado ao idoso, o racismo e a discriminação contra mulher.
Montenegro foi premiada por sua atuação no especial Doce de Mãe, no qual interpretou uma idosa de 85 anos. Já a novela Lado a Lado teve como protagonistas os atores Lázaro Ramos e Camila Pitanga e abordou o preconceito contra os negros e contra a mulher no início do século XX. Abrantes aproveitou para protestar contra a decisão da Fifa de vetar a participação de Ramos e Pitanga na cerimônia de sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, que acontece na próxima sexta-feira (6), na Bahia. Para ele, a atitude revela uma postura racista inaceitável.
Mais notícias sobre
