Publicador de Conteúdos e Mídias

CPI promove audiência pública sobre transporte público no DF

Publicado em 24/08/2015 13h30

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público Coletivo da Câmara Legislativa realiza audiência pública nesta quinta-feira (27) para discutir o modelo, as diretrizes e a gestão do sistema de transporte do Distrito Federal. De acordo com o presidente da CPI, deputado Bispo Renato Andrade (PR), a intenção é ouvir todos os segmentos envolvidos no sistema para identificar os problemas e apontar soluções. É grande a expectativa dos organizadores da audiência em relação à participação de jornalistas, que possam compartilhar dados e até mesmo denúncias relacionadas à licitação que renovou a frota de ônibus do DF em 2012.

O debate acontecerá no auditório da Câmara Legislativa, a partir das 9h, e contará com representantes do GDF, do judiciário, das empresas de ônibus, de cooperativas de transporte, trabalhadores, especialistas, usuários, servidores públicos e veículos de comunicação social. Todos os presentes poderão se manifestar durante a audiência pública, contribuindo com as investigações.

Para discutir o transporte público ideal para o DF, a CPI pretende abordar temas como as características do modelo implantado (bacias e tronco alimentador), custos do sistema (tarifa usuário, tarifa técnica e catraca livre), qualidade, eficiência, fiscalização, controle e propostas de integração.

Foram convidados para a audiência o secretário de Mobilidade, Carlos Tomé; o diretor do DFTrans, Samuel Barbosa dos Santos; o juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública; o Ministério Público do DF; a ASSETRANSP – Associação dos Servidores de Carreira da Atividade de Transportes Urbanos do DF; o SINDSER – Sindicato Servidores de Brasília; a ASSEFIT – Associação Auditores Fiscais Transporte Público, e a ACETC – Associação de Cooperativas e Empresas do Transporte Coletivo do DF, além dos principais veículos de comunicação do DF.

Mais notícias sobre