Publicador de Conteúdos e Mídias

Comissão geral discute atendimento para portadores de Epilepsia

Publicado em 24/10/2012 15h37

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza nesta quinta-feira (25), a partir das 15h, uma comissão geral para discutir o atendimento aos portadores da síndrome de Epilepsia pelo sistema público de saúde e os encaminhamentos necessários para oferecer melhor qualidade de vida a essas pessoas. A iniciativa de promover o debate partiu dos deputados petistas Arlete Sampaio e Wasny de Roure.

Segundo avaliação da Associação dos Portadores de Epilepsia do DF, são grandes os entraves enfrentados pelas pessoas que sofrem desta doença, incluindo desde a falta de equipamentos para a realização de exames até a dificuldade para a obtenção do medicamento específico (Topiramato).

Atualmente, a rede pública de saúde conta com apenas duas enfermarias equipadas e uma equipe médica para realizar cirurgias que possibilitam a cura. Esse procedimento é precedido de exame realizado por aparelho de vídeo monitoração, não disponível na rede pública de saúde. A alternativa  que resta aos portadores da síndrome é  fazer o exame na rede particular, pelo valor aproximado de R$ 15 mil, custo inacessível para a grande maioria das pessoas com Epilepsia.

Na opinião dos deputados, o debate ajudará a sensibilizar os parlamentares e a sociedade sobre o problema. Foram convidados para a reunião a presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia do DF, Rosa Maria Lucena; o neurocirurgião Dr. Luis Augusto Dias; a coordenadora da Gerência de Recursos Médicos Hospitalares, Dra. Mirian Moura, e a presidente da Associação de Psicopedagogia da Seção DF, Marli Campos.

* Com informações da assessoria de comunicação da deputada Arlete Sampaio (PT).

Mais notícias sobre