Comissão do Meio Ambiente aprova novo diretor da Adasa
Comissão do Meio Ambiente aprova novo diretor da Adasa

A Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo aprovou nesta quarta-feira (10) a indicação de Diógenes Mortari para ocupar o cargo de diretor da Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Após uma sabatina do candidato, a indicação foi aprovada por unanimidade pelos integrantes da Comissão que participaram da reunião: Olair Francisco (PTdoB), Wasny de Roure (PT), Joe Valle (PSB) e Rôney Nemer (PMDB) e da deputada Eliana Pedrosa (PSD), que também acompanhou a reunião. A aprovação ainda precisa passar pelo plenário da Casa.
A Adasa foi criada em 2004 para regular o uso dos recursos hídricos e o saneamento básico do Distrito Federal. Na sabatina, Mortari informou que chegou ao órgão em 2005, vindo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), destacando 15 anos de carreira em agência reguladoras. O técnico tem trabalhado nos últimos anos com a gestão dos recursos hídricos. Ele relatou aos deputados os avanços dos projetos prioritários da agência e as ações de fiscalização, enaltecendo uma reestruturação interna realizada no órgão em agosto.
Ao ser arguido pelos distritais, o indicado discorreu sobre diversos temas, entre eles o abastecimento de água de condomínios, poços artesianos, gestão do lago Paranoá e das reservas hídricas, uso sustentável da água e independência em relação ao GDF. Elogiado pelos parlamentares por sua desenvoltura e conhecimento técnico, Diógenes Mortari assinalou que a Adasa trabalha alinhada com as políticas públicas da área, mas tem total independência de suas ações.
Mais notícias sobre
