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Audiência pública emociona e cobra retorno do "Reinventando a biblioteca"

Publicado em 16/04/2007 18h48
"Governador Arruda, por que retirar de nós o direito de sonhar?".
 Com essa frase, lida em plenário, a aluna da Escola 18 de Taguatinga, Aniê Maria, 9 anos, manifestou o sentimento de frustração dos colegas, professores e pais de estudantes que participaram hoje da audiência pública na Câmara Legislativa, para a discussão dos problemas criados com a exigência do retorno às salas de aula de duas professoras que comandavam o projeto "Reinventando a Biblioteca", naquela unidade de ensino.

De  iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Ética e Cidadania, a audiência pública transformou-se num ato de solidariedade e protesto.
 Dezenas de alunos da escola, afetada pela desativação do projeto, lotaram as galerias, plenário e se revezaram na tribuna com poemas contendo mensagens pela reativação do projeto cultural, criado há 13 anos e alvo de muitas homenagens.  A presidente da Comissão, deputada Erika Kokay (PT),  fez um discurso recheado de alusões ao direito que as crianças têm "de se libertar", por meio da leitura.
 "A Escola 18 de Taguatinga circula pelo mundo mágico", ilustrou Erika, ao lembrar que hoje no País mais de 66% das pessoas não entendem  o que lêem.
 Erika criticou a postura da Secretaria de Educação de ainda não ter resolvido o problema. "Antes o prazo era de uma semana. Várias semanas se passaram e já se foram mais de dois meses", condenou. Ela enfatizou que aquela comunidade escolar merece mais atenção do governo.

"Má gestão" - "O problema da falta de professores nas escolas é causado pela má gestão do sistema de ensino. E não por culpa dos professores."  Essa análise foi ressaltada pelo professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Erasto Fortes, ao criticar a crise provocada na Escola 18 pela transferência das professoras que atuavam na Biblioteca".

O professor enfatizou que o sucesso do projeto "Reinventando a Biblioteca" deveria ser motivo de comemoração por parte do governo e servir de modelo para toda a rede escolar pública. "Ele é tão bom que deveria se chamar Reinventando a Escola, pois é isso que ele faz".

 

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