Proposição
Proposicao - PLE
MO 88/2023
Ementa:
Manifesta votos de louvor coletivo em favor de Lideranças das Religiões de Matrizes Africanas e Povos de Terreiro do Distrito Federal.
Tema:
Cultura
Autoria:
Região Administrativa:
DISTRITO FEDERAL (INTEIRO)
Data da disponibilização:
11/04/2023
Situação
Apresentação
O projeto foi protocolado, lido, numerado, publicado e encaminhado às Comissões para análise
Comissões
As Comissões discutem o projeto e dão pareceres, que podem sugerir emendas ao texto original
Aguardando inclusão na Ordem do Dia
Os projetos que tiveram tramitação concluída nas comissões aguardam inclusão na Ordem do Dia
Plenário
No Plenário são apreciados os projetos que podem ser aprovados ou rejeitados
Redação Final
Após a aprovação pelo Plenário, o projeto é encaminhado para elaboração da Redação Final
Sanção, Veto ou Promulgação
São encaminhados ao Governador para transformá-los em lei ou vetá-los ou são promulgados e publicados pela CLDF
Andamento
Acompanhar andamentoDocumentos
Resultados da pesquisa
3 documentos:
3 documentos:
Faceta personalizada
Faceta personalizada
Resultados da pesquisa
-
Moção - (67269)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Gabinete do Deputado Fábio Félix - Gab 24
Moção Nº , DE 2023
(Dos(as) Srs.(ªs) Deputados(as) Fábio Felix e outros)
Manifesta votos de louvor coletivo em favor de Lideranças das Religiões de Matrizes Africanas e Povos de Terreiro do Distrito Federal.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares a presente Moção de Louvor coletivo em favor de Lideranças das Religiões de Matrizes Africanas e Povos de Terreiros do Distrito Federal, abaixo denominados, em virtude das relevantes contribuições ao desenvolvimento cultural e da diversidade religiosa do Distrito Federal:
HOMENAGEADOS(AS):
Adna Santos – Mãe Baiana – Yalorixá do o terreiro de candomblé Ylê Axé Oyá Bagan, localizado no Núcleo Rural Tamanduá, na Serrinha do Paranoá. Mãe Baiana luta em prol da liberdade religiosa e da emancipação do povo afro-brasileiro, ao chefiar a Divisão de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares e o Fórum em Defesa da Liberdade das Religiões de Matrizes Africanas, Afro-Brasileira e Ameríndia e o Fórum Permanente das Religiões de Matrizes Africanas do Distrito Federal e Entorno.
Mãe Cátia de Oxum - do Centro Umbandista ELOS, com atendimento religioso e trabalho com crianças e suas famílias no entorno.
Mãe Ideralda de Oyá – Yalorixá do Ilê Axé Oyá Balé. Filha de mãe Clélia de Iemanjá (in memorian), primeira feitura, com obrigação dada por pai Didi de Salvador-BA, (in memorian). Além das atividades religiosas atende toda comunidade da região, bem como desenvolve diversos trabalhos sociais. Servidora aposentada pela Secretaria de Saúde.
Pai Jaci de Oxóssi - Dirigente da Tenda Espírita de Umbanda Casa do Caçador, em Planaltina-DF. Filho de mãe Rita de Iemanjá (in memorian), que foi dirigente e proprietária legal terreiro Palácio de Iemanjá no Park Way/Arniqueiras e também do terreiro Tenda Espírita Mata Virgem e Caboclo Caçador Ventania da Mata – na quadra 9, em Sobradinho DF. Pai Jaci recebeu seus direitos de sacerdote de Umbanda perante toda comunidade religiosa de Brasília-DF, pelas mãos de mãe Rita de Iemanjá. Além da prática religiosa, a Tenda Espírita de Umbanda Casa do Caçador presta vários serviços comunitários e sociais para toda comunidade local e do Distrito Federal em geral, de diversas localidades do DF e do Entorno que buscam seu auxílio.
Pai Fábio Vicente de Souza Sant’Ana – Dirigente da Tenda Espírita Vovô Pedro de Angola, onde presta serviços à sociedade, por meio da religião Umbanda.
Mãe Betinha - Elizabete Cintra, mãe Betinha, é uma brasiliense que atua em diversas frentes para a divulgação da cultura de matrizes africanas. É a líder percussiva do grupo Asé Dudu, que realiza apresentações que valorizam a música afro-brasileira, fundado há mais de 30 anos. Além disso, Betinha é professora de capoeira e dá aulas em escolas particulares e públicas de todo o DF. Atua ainda no grupo Sambadeiras de Bimba, que faz um resgate da tradição do samba de roda.
Mãe Sueli Francisca das Neves Gama - Ministra de Confissões Religiosas, Coordenadora Geral Executiva Estadual do Fonsanpotima-DF, Coordenadora do Projeto Alimentando o Corpo e a Alma e coordenadora de vários Projetos de altíssima relevância para a População do Distrito Federal.
Mãe Dercione Gomes de Moraes - Graduada no curso de Preparação Sacerdotal pela Associação Umbandista e Espiritualista do Estado de São Paulo – AUEESP, Graduada no curso de Doutrina, Teologia e Sacerdócio Umbandista pelo Colégio de Umbanda Sagrada Pai Benedito de Aruanda – Belenzinho – São Paulo SP e Ministra de Confissões Religiosas. Servidora aposentada pela Secretaria de Saúde.
Pai Francisco Erivan de Oliveira - Sacerdote Espiritual de Umbanda, Fundador do Centro Espírita Caboclo Ventania, 40 Anos dedicados a Umbanda e Filiado à Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno.
Mãe Ovídia Alves da Silva - Uma das primeiras e mais antigas sacerdotisas de umbanda da Cidade de Itapuã. Realizou vários trabalhos sociais, como aulas de reforços para crianças e adolescentes e atualmente trabalha como Dirigente em Casa Social na área de aconselhamento para crianças e jovens. É Mãe Ovídia de Oxóssi, Filha de Marco Antônio de Oxóssi, Neta de José da Páscoa de Oxóssi.
Pai Macimiliano Teles de Menezes - Iniciado há 60 anos, faz parte do Barracão Ilê axé Logun Ede e Sacerdote Max de Logun Ede do culto Gegê.
Mãe Delberte Rodrigues de Almeida - Umbandista, Conhecida como Mãe Beth de Yansã nascida em Recife/ PE, morando em Brasília há mais de 50 anos. Matriarca do Grupo Cultural Àsé Dudú, tradicional grupo afro percussivo. Faz parte do grupo de dança Orixás Millejy, liderando o grupo de baianas, participando em diversas lavagens, apresentações/shows em Brasília e Entorno e também em outras cidades.
Bábálórísá Jonathan Praia Perdono Ìlé Àlákétú Ògódó Àsé Ìpóndá -
Bábálórísá Jonathan Perdono, 31 anos de idade, natural do Amazonas, mora há 12 anos no Distrito Federal. Fundador Ìlé Àlákétú Ògódó Àsé Ìpóndá e Instituto Casa das Águas, situado na Divisa de Santa Maria/DF, com Céu Azul/Valparaíso do Goiás-GO. Militante dos Povos Tradicionais de Matrizes Africana e LGBT. Sempre desempenhou seu papel com maestria, dando sempre o seu melhor ao cuidado dos outros, seja no campo espiritual ou social.
Tata Ngunzetala -Tata Ria Nkisi da Casa de Candomblé Angola, Inzo Ana Nzambi Junsara
Mametu Nlundiazambi - Mãe Mariângela autoridade Tradicional Mametu ria Nkisi da Casa de Candomblé de Angola Inzo Turimã Junsara
Mametu Talamungongo - Mãe Andreia Bezerra Mametu ria Nkisi da Casa de Candomblé de Angola Inzó Nganga Muxitu Junsara
Babá Aurélio - Babá Aurélio de Odé autoridade tradicional do ILÊ ODÉ AXÉ OPÔ INLE
Egbomi Luando - Autoridade Tradicional e Iyalorixá
Kota Lembaresimbi - Edna – Kota Manganza e Coordenadora do FONSANPOTMA-DF
Ogan Michael Félix - Presidente da Atracar - Associação das Tradições Culturais e Sociais Afrobrasileiras e conselheiro Nacional do CNPIR
Pai Ricardo de Oxossi - Pai Ricardo César de Oxossi, líder religioso do Ilê Axé Odé Erinlé, Mestre em Artes pela UnB, Diretor de teatro, ator, professor e coordenador do projeto AGÔ.
Mãe Carolina Saraiva - Yalorisá Obadecy e conselheira do Conselho de Psicologia. Obádèyí Carolina Saraiva, mãe negra carreira solo, Iyalorixá e zeladora da Aldeia Pai Joaquim das Almas Santas Benditas, psicóloga atuante na área de saúde mental ,violência doméstica/sexual e luta antiracista. Coordenou a comissão étnico racial e povos Tradicionais do CRP/DF. Ativista da luta antiracista /antimanicomial e está educadora social.
Pai Júlio César Mironari - BABÁ LOGUNCE - Licenciado em Artes Cênicas Pela Fundação Brasileira de Teatro - Faculdade de Artes Dulcina de Moraes(1998), Licenciado em Dança pelo IFB- Instituto Federal de Brasília (2013), Mestre em Artes Cênicas pela UnB (2022), É Professor Efetivo da Educação Básica da Carreira do Magistério Público, da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É Sacerdote de religião de matriz africana do Egbé Onigbadamú ( Sociedade do Senhor Poderoso) – com relevantes ações de apoio na comunidade circuvizinha do terreiro na área de educação, cultura, saúde e assistência social.
Tatá Uã Flor do Nascimento - É professor do Departamento de Filosofia da UnB, Wanderson Flor do Nascimento, Tata ria Nkisi Nkosi Nambá, graduado e mestre em filosofia, especialista em ensino de filosofia, doutor em bioética e é professor de Filosofia e Direitos Humanos da Universidade de Brasília. É sacerdote do Candomblé de Angola. Atuante nos movimentos negros e em defesa dos Povos Tradicionais de Matrizes Africanas. Foi um dos elaboradores da categoria política de Racismo Religioso e tem se inserido no debate pela defesa de políticas públicas antirracistas no âmbito da educação, cultura e diversidade religiosa, partindo na necessidade de articular as diversas formas de opressão vindas das relações de classe, raça, gênero e sexualidade.
Doralina Fernandes Barreto Regis - Mãe Dora de Oyá - Baiana de Riachão das Neves e tem 66 anos. Ialorixá do Ilê Axé T'ojú Labá, trabalha em prol da valorização da cultura negra e dos povos de terreiro. É a idealizadora do Projeto ABC Musical e fundadora e Diretora Geral do Afoxé Ogum Pá. É compositora, benzedeira e foi reconhecida como Mestra em Saberes Tradicionais pelo INCT. Já foi premiada pelo Prêmio Paulo Freire de Educador Social, Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos, Prêmio Flores em Vida do Festival Latinidades, entre outros.
Cherlla Barros Ferreira gramagol - Ekedy do Barracão da Mãe Cícera de Vodunjó, dirigente do kwê de Vodunjó
Adriano Fuiza - Tat’etu Kanamburá Mazambi, é liderança do terreiro Manzo Kalla Muisu, importante referência para os debates de juventude de terreiro e juventude negra. É um dos sacerdotes mais jovens do Distrito Federal.
Mãe Geni - Mam’etu Language, Liderança Religiosa da Bakiso Ria Nzazi
Christine Bastos - Mam'etu ria Nkisi Zaze Leuacy , do Abassá de Yansã
Pai Lilico de Oxum – Liderança do Ilê Asè Orixá Dewy
Pai Joel – Babalorisà Joel de Osagiyan Liderança Religiosa do ILÉ EIYELÉ OGÈ ASÉ OGODÒ ASÉ OSAGIYAN. Historiador. Presidente do Ponto de Cultura Ação e Tradição. Idealizador do 8° Festival Entardecer dos Ojás Membro dos Coletivos CEN Coletivo de Entidades Negras, RENAFRO, FOAFRO DF, REDE AFRO AMBIENTAL, GT ÁWRÈ do Ministério Público do Trabalho. Casa aberta em Planaltina DF, desde 1993. Filho da Casa de Oxumaré Salvador Bahia.
Mãe Rosa – Mam’etu Bandulegi, liderança da Nzo Kia Angurusemavulu, iniciada no candomblé de Angola em 29 de setembro de 1990 e praticante de Umbanda desde 1971.
Mãe Elvira – Elvira Freitas Barbosa Filha Boa Morte, Iyá Elvira tOsun, soteropolitana, artesã, ministra de confissões religiosas. Atual Iyalorisa do Ile Ase Logum Cetomi. Organização Religiosa e Cultural localizada no Setor Habitacional Arniqueira. Atua junto à sua egbe nessa comunidade de diversas formas, seja a partir do estudo filosófico e religioso dos cultos afro-brasileiros e a disponibilização de consultoria psicológica, jurídica e espiritual. Foi agraciada com o Prêmio Mulher Negra 2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Pai Leandro de Oxossi - Pai Leandro de Oxossi em Sobradinho DF, teve seu contato com a Umbanda por meio de sua mãe carnal, que era médium da corrente do terreiro de umbanda Gruta de Nana Buruke, terreiro hoje que completa 53 anos, dirigido por Mãe Isabel de Nanã.
Ekedji Virginia – Uma das fundadora do Coletivo Mulheres de Axé do DF e entorno é uma liderança fundamental para manutenção e propagação dos ensinamentos das religiões de matriz africana.
Mãe Neide – Liderança religiosa da Casa de Umbanda Oxum Opará, localizada em Sobradinho dos Melos.
Iyalorixa Francesli Leite – Doné do Kwe Oyá Sogi - Samambaia.
Iyalorixa Carmen Lucia da Silva – Liderança Religiosa do Ilê Asè Olóodé Tunjí Ibú - Sobradinho
Mãe Carminda de Omolu – Liderança Religiosa do Centro Espírita e Casa de Caridade São Lázaro – Sobradinho-DF
Ogã Rodrigo D'Bessen – Cargo do Ilê Asè Orixá Dewy e membro do Coletivo Entidades Negras - DF.
Babalorixá Veber Brasil – Liderança Religiosa do Ilê Asè Ojuina Soroké Efon - São Sebastião-DF.
Mãe Mariza de Osun – Liderança Religiosa do Ibugbe Ibòrisá Owou Omo Osun -Taguatinga DF.
Mãe Cícera de Osun – Liderança Religiosa do Templo Espírita Rosa Branca – Samambaia
Yuri Cardoso – Tat’etu Tawaresi Mazambi –Kutala do Bakiso Ria Nzazi, importante liderança na saída sul do Distrito Federal
Pai Dídio de Ogun – importante liderança de povos de terreiro e religiões de matrizes africanas do Distrito Federal
Raphael Siqueira – Muzenza Luazi Luango da Inzo Ana Nzambi, produtor cultural e articulador das pautas dos povos e comunidades tradicionais
Thânisia Cruz – Muzenza Nzadiunga – Coordenadora do Projeto Katendê, que articula e mobiliza comunidades de terreiro para o afro empreendedorismo
Niara Bezerra – Muzenza Duilowamê – criança iniciada no candomblé de angola
Inaê Saraiva – Muzenza Ndaluazi – criança iniciada no candomblé de Angola Kassanji
Pai Adilmo de Ogun – Liderança religiosa da Tenda Espírita Mata Virgem e Caboclo Caçador Ventania da Mata – Quadra 9, Sobradinho DF.
JUSTIFICAÇÃO
A presente proposição busca manifestar louvor aos sacerdotes e sacerdotisas, babalorixás e yalorixás, pais e mães de santo, dirigentes de terreiros e demais cargos e integrantes das Religiões de Matrizes Africanas e Povos de Terreiros, pela contribuição ao desenvolvimento cultural e religioso do Distrito Federal e Entorno, bem como por diversos trabalhos e ações sociais prestados a toda comunidade do Distrito federal e Entorno.
Todo terreiro, toda casa de axé, além de ser um estabelecimento religioso é também um centro de referência na comunidade para assistência social, psicológica, de saúde, de auxílio e amparo em diversas vertentes, com uma imensa prestação de serviço de verdadeira e íntegra assistência social.
A presente homenagem é reconhecimento de todo grandioso trabalho das casas de axé, dos terreiros prestados à sociedade em geral, não importando etnia, religião, classe social, gênero ou qualquer diferenciação. Todos que batem as portas de um terreiro são atendidos, o que é motivo de destaque e jubilo para a cultura inclusiva do Distrito Federal, sendo assim, essa uma grande oportunidade para prestar a devida homenagem, registrando nos anais da Câmara Legislativa a contribuição para o segmento cultural e religiosidade da cidade.
Certo do compromisso da Câmara Legislativa do Distrito Federal com o Estado Democrático e com a Constituição Federal, solicito aos nobres colegas a aprovação desta Moção de Louvor.
Sala das Sessões, em …
Deputado(a) FÁBIO FELIX (PSOL)
DEPUTADO CHICO VIGILANTE (PT)
DEPUTADA DAYSE AMARILIO (PSB)
DEPUTADO GABRIEL MAGNO (PT)
MAX MACIEL (PSOL)
RICARDO VALE (PT)Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 4º Andar, Gab 24 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8242
www.cl.df.gov.br - dep.fabiofelix@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por FABIO FELIX SILVEIRA - Matr. Nº 00146, Deputado(a) Distrital, em 10/04/2023, às 17:03:25 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. Documento assinado eletronicamente por GABRIEL MAGNO PEREIRA CRUZ - Matr. Nº 00166, Deputado(a) Distrital, em 10/04/2023, às 17:16:45 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. Documento assinado eletronicamente por DAYSE AMARILIO DONETTS DINIZ - Matr. Nº 00164, Deputado(a) Distrital, em 10/04/2023, às 18:22:05 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. Documento assinado eletronicamente por FRANCISCO DOMINGOS DOS SANTOS - Matr. Nº 00067, Deputado(a) Distrital, em 11/04/2023, às 09:43:04 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. Documento assinado eletronicamente por RICARDO VALE DA SILVA - Matr. Nº 00132, Deputado(a) Distrital, em 11/04/2023, às 11:10:34 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. Documento assinado eletronicamente por MAX MACIEL CAVALCANTI - Matr. Nº 00168, Deputado(a) Distrital, em 11/04/2023, às 11:52:35 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 67269, Código CRC: 4a139a77
-
Despacho - 1 - SELEG - (67519)
CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL
Secretaria Legislativa
Despacho
À Coordenadoria de Cerimonial para as devidas providências.
Brasília, 12 de abril de 2023
MANOEL ÁLVARO
Secretário Legislativo
Praça Municipal, Quadra 2, Lote 5, 5º Andar, Sala 5.10 - CEP: 70094902 - Brasília - DF - Tel.: (61)3348-8275
www.cl.df.gov.br - seleg@cl.df.gov.br
Documento assinado eletronicamente por MANOEL ALVARO DA COSTA - Matr. Nº 15030, Secretário(a) Legislativo, em 12/04/2023, às 10:03:40 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020. A autenticidade do documento pode ser conferida no site
https://ple.cl.df.gov.br/#/autenticidade
Código Verificador: 67519, Código CRC: dea40b32