(Do Sr. Deputado Fábio Felix)
Parabeniza e manifesta votos de louvor às pessoas que especifica, pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal na ocasião da Audiência Pública sobre a Conscientização da Psoríase.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares parabenizar e manifestar votos de louvor às pessoas que especifica, pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal na ocasião da Audiência Pública sobre a Conscientização da Psoríase.
1-Dra. Carmélia Matos Santiago Reis:
Dra. Carmélia é uma profissional de alto quilate no serviço do HRAN, e contribui de maneira fundamental para a dermatologia. Sua trajetória se iniciou na UFBA, onde se graduou em medicina, e continuou no Rio de Janeiro, tendo cursado pós graduação com o Azulay.
Em Brasília, iniciou seus trabalhos no HUB em 1979, e durante seu tempo por, la ajudou a fundar o serviço de dermatologia do HRAN em 2008, deixando uma marca duradoura em ambas as instituições. Sua chegada ao HRAN em 2015, trouxe um valioso acréscimo de conhecimento e experiência à instituição.
Além de sua atuação no HRAN, Dra. Carmélia é preceptora em dermatologia e orientadora de teses de mestrado na pós-graduação da Secretaria de Saúde do DF, onde atualmente desempenha o papel de coordenadora. Seu comprometimento com a excelência no atendimento médico, sua contribuição para o desenvolvimento do laboratório de micologia e sua formação de residentes são um exemplo para toda a comunidade médica.
Dra. Carmélia é uma profissional insubstituível no HRAN e na medicina dermatológica em Brasília, deixando um legado valioso para as futuras gerações. Seu trabalho incansável e sua dedicação à pesquisa e ao ensino merecem o nosso respeito e reconhecimento.
2-Gladys Dra. Gladys Aires Martins
No ano de 1972, foi inaugurado, em Brasília, o Hospital dos Servidores da União.
Houve concurso público nacional, para preenchimento de vagas para MÉDICOS em diferentes especialidades. A Dra. GLADYS AIRES MARTINS, que havia recém-terminado seu período de residência na Faculdade de Medicina da UFRJ, submeteu-se à prova, foi aprovada e tomou posse como dermatologista do novo Hospital (HSU), permaneceu atuando na parte clínica, lotada no Ambulatório de Dermatologia.
A partir do ano 1999, devido à grande procura por consultas em Psoríase, foi criado um, ambulatório específico de Psoríase, que foi coordenado pela Dra. Gladys, dentro da estrutura do ambulatório de dermatologia. Essa estrutura permanece até hoje, e tem contribuído com a formação de novos residentes, despertando-lhes interesse em atendimento e pesquisa em Psoríase.
A partir de 2003, foi criada por pacientes do ambulatório de psoríase, a associação de pacientes: ABRAPSE (Associação Brasiliense de Psoríase). Essa associação foi primeiramente dirigida pelo Sr. Haroldo Feitosa Tajra, que convidou o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia seção DF, àquela época: Dr. Gilvan Ferreira Alves, para participar da sessão de fundação e pedir o seu apoio. A reunião que marcou a fundação da ABRAPSE ocorreu no auditório do Departamento Médico da Câmara dos Deputados.
A ABRAPSE teve todo o apoio do ambulatório de psoríase e foi reconhecida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia seção DF como entidade de utilidade pública, contribuindo para mais agilidade nas consultas do nosso ambulatório, organizando palestras e eventos com finalidade educativa .
A Dra. Gladys Aires Martins completou seu tempo regular de trabalho, mas continua fazendo o mesmo tipo de trabalho que fazia, participando das atividades dos ambulatórios de psoríase, como Médica Voluntária.
3- Dra. Letícia Oba
É graduada e pós-graduada pela Universidade de Brasília (Residência em Clínica Médica 1998-1999 e Residência em Dermatologia 2000-2001). Ingressou na Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) em 2002, foi Coordenadora da Dermatologia na SES-DF (2008-2010) e criadora do Ambulatório de Psoríase do Hospital Regional da Asa Norte (2008), que coordena até os dias atuais. Desde então, atua ativamente divulgando informações sobre a PSORÍASE, para que mais pessoas se conscientizem sobre o diagnóstico e tratamento corretos e a não discriminação aos portadores. No ambulatório do HRAN, os portadores de PSORÍASE têm acesso a tratamentos que seguem protocolos internacionais, com orientação integral e abordagem multidisciplinar com o objetivo de devolver a qualidade de vida dos pacientes. Também participa da formação de novos residentes, como Preceptora da residência de Dermatologia do HRAN, além de ministrar inúmeras palestra e cursos de formação para que mais médicos se tornem capacitados para o diagnóstico e tratamento da PSORÍASE.
JUSTIFICAÇÃO
A psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, que causa desconforto e distanciamento social. Apresenta-se com manchas rosadas ou avermelhadas pelo corpo e costumam aparecer e desaparecer periodicamente. De causa não identificada, pode atingir homens e mulheres, em qualquer idade e se desenvolve em qualquer região da pele, desde partes discretas, ou até em todo o corpo.
A psoríase não tem cura por ser uma doença crônica, mas pode ser prevenida e controlada nos casos mais graves com o auxilio de medicamentos, como por exemplo, pomadas ou comprimidos, e em suas formas mais leves com hidratação e exposição ao sol.
As profissionais supracitadas atuam brilhantemente na conscientização e no tratamento da doença, pelo exposto e com os currículos expostos acima, solicitamos aos nobres pares a aprovação da presente moção, reconhecendo e trazendo a público nosso respeito e agradecimento por toda a dedicação dessas profissionais.
Sala das Sessões, em …
Deputado Fábio Felix