(Autoria: Deputado Roosevelt Vilela)
Parabeniza os veteranos e a Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, pelos relevantes serviços prestados e pelo 215º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares a moção de louvor às pessoas que especifica, pelos relevantes serviços prestados e pelo 215º Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
ALMIRANTE DE ESQUADRA WLADMILSON BORGES DE AGUIAR
VICE-ALMIRANTE CARLOS ALFREDO VICENTE LEITAO
VICE-ALMIRANTE - COMANDANTE DO 7° DISTRITO NAVAL ALVARENGA
CAPITÃO DE MAR E GUERRA (MD) GISELE MENDES DE SOUSA MELLO
CAPITÃO DE MAR E GUERRA COM. GPTF NB HERINGER
CAPITÃO DE MAR E GUERRA CALDAS
CAPITÃO DE MAR E GUERRA CEM GUTENBERG RECIFE
CAPITÃO DE FRAGATA - CAPITÃO DOS PORTOS GÚBIO
CAPITÃO DE FRAGATA - IMEDIATO GPTFNB FRANÇA
VEREADOR 1° SG-FN GENIVAL FAGUNDES
VETERANO CAPITÃO DE CORVETA (FN) CELSO IREMAR DOTTO
VETERANO MOISÉS MACHADO PARREIRA NETO
VETERANO DIVINO SÉRGIO DA COSTA
VETERANO ROMULO CIRILO
VETERANO VILDECIO ALVES FERREIRA
VETERANO HUMBERTO FERRAZ DA SILVA
VETERANO ANTONIO DA SILVA MORAES
VETERANO ABISMAEL GONÇALVES DA SILVA
VETERANO LEVI CLEMENTE DA SILVA
VETERANO UZEDA
VETERANO AQUINO
VETERANO AMARO DE OLIVEIRA FILHO
VETERANO ROGÉRIO CIRINO DE SÁ RIBEIRO
SO-FN UM - MESTRE DA BANDA ANDRÉ LUIZ DE ARAÚJO
VETERANO SG FN - JOSÉ TRAJANO PORTO
VETERANO EDINALDO BARBOSA DE CASTRO
VETERANO ACÁCIO ALVES CAVALCANTE
VETERANO MARCOS PAULO BOGOSSIAN
VETERANO ALBERTO FRANCISCO DE MOURA
VETERANO AMARO DE OLIVEIRA FILHO
VETERANO JOSÉ FRANCISCO GOMES DE LIMA
VETERANO JOSÉ PAULO CESAR
VETERANO JOSÉ FRANCISCO ALVES DE LIMA
VETERANO SO FN IF - ARNALDO BARBOSA DE LIMA
VETERANO LUCIANO ROSA DE JESUS
JUSTIFICAÇÃO
Ao longo da história do Brasil, os Fuzileiros Navais têm atuado em diversas campanhas em prol da manutenção da paz e defesa do território nacional e estão presentes tanto no litoral, na Amazônia, no Pantanal, como no Planalto Central, razão pela qual proponho a exaltação materializada por meio da presente moção de louvor a esses bravos combatentes anfíbios.
A origem do Corpo de Fuzileiros Navais foi a Brigada Real da Marinha, que aportou no Rio de Janeiro no dia 7 de março de 1808, acompanhando a Família Real Portuguesa que transmigrava para o Brasil
O batismo de fogo dos Fuzileiros Navais ocorreu na expedição à Guiana Francesa (1808/1809), com a tomada de Caiena, cooperando ativamente nos combates travados até a vitória, garantindo para o Brasil o atual estado do Amapá
Nesse mesmo ano, 1809, D. Jogo Rodrigues Sá e Menezes, Conde da Anadia, então Ministro da Marinha, determinou que a Brigada Real da Marinha ocupasse a Fortaleza de São Rosé da Ilha das Cobras, no estado do Rio de Janeiro, onde até hoje os Fuzileiros Navais têm seu "Quartel-General".
No Distrito Federal, os Fuzileiros Navais estão presentes desde 1960, quando realizaram a Operação Alvorada I, marcha a pé do Rio de Janeiro até a Nova Capital para trazer a mensagem do então Ministro da Marinha ao Presidente da República, Dr. Juscelino Kubitscheck de Oliveira. O "Marco Zero", localizado na Área Alfa, Santa Mana é um registro daquele feito. Hoje possui duas Organizações Militares, uma operativa e de representação, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília e outra de ensino, o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília.
Ao longo da história do Brasil, os Fuzileiros Navais têm atuado em diversas campanhas em prol da manutenção da paz e defesa do território nacional e estão presentes tanto no litoral, na Amazônia, no Pantanal, como no Planalto Central.
Assim, reconhecendo a importância do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil é que se propõe a entrega da presente Moção de Louvor.
Nesse contexto, pedimos o apoio dos nobres Deputados para a aprovação da presente proposição.
Sala das sessões, de de 2023.
Deputado Roosevelt Vilela
PL