(Do Sr. Deputado Gabriel Magno)
Manifesta apoio incondicional às nossas professoras e professores em virtude da sua comparação a traficantes de drogas.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com fulcro no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares que esta Casa de Leis manifeste votos de apoio incondicional às nossas professoras e professores, que foram comparados a traficantes de drogas em discurso proferido durante evento realizado em Brasília, no último dia 9 de julho de 2023.
JUSTIFICAÇÃO
No dia 9 de julho de 2023, em mais um lamentável episódio de verborragia caluniosa, o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro atacou nossas professoras, nossos professores e a educação brasileira, ao afirmar que “professores doutrinadores” teriam intenção de sequestrar crianças como um traficante que tenta aliciar menores para o mundo do crime. O deputado ainda teve o disparate de culpar esses mesmos “professores doutrinadores” por criar discórdia nas famílias, “enxergando opressão em todo tipo de relação”.
Se, por um lado, não podemos nos deixar ser arrastados para um falso debate com pessoas que vivem apenas da criação de inimigos imaginários com o fim de espalhar o ódio; de outro, não podemos nos calar diante da agressão mesquinha e injusta de toda uma categoria de trabalhadoras e trabalhadores, que tanto fazem pelo nosso país.
O discurso do deputado Eduardo Bolsonaro destila um rancor que é característico daqueles que se sentem ameaçados por qualquer um que seja capaz de combater a desinformação. É o caso das professoras e dos professores, que, além disso, fornecem aos seus alunos, desde a mais tenra idade, as ferramentas necessárias para a formação de um cidadão crítico e autônomo, garantindo a sua emancipação pela educação.
Esse poder fantástico, e de fato revolucionário, não é, porém, uma ameaça à família ou à sociedade. Pelo contrário, previne violências – muitas delas, infelizmente, cometidas no seio familiar – e contribui para o desenvolvimento de uma comunidade mais justa, pacífica e solidária.
Diante do exposto, em virtude do ataque, não somente de forma individual, mas a toda uma categoria de profissionais da educação, é necessário que esta Casa aprove Moção de Apoio às nossas professoras e professores, demonstrando, mais uma vez, seu apoio incondicional às nossas educadores e educadores.
Sala das Sessões, na data da assinatura.
Deputado GABRIEL MAGNO
Deputado Distrital - PT/DF e Presidente da CESC