(Autoria: Deputada Arlete Sampaio)
Manifesta Votos de Louvor e Aplauso a Organizações da Sociedade Civil que fazem parte da História, da Cultura e da Educação do Distrito Federal.
Senhor Presidente, da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno da Câmara Legislativa, proponho que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor e Aplauso para as seguintes Organizações da Sociedade Civil que fazem parte da História, da Cultura e da Educação do Distrito Federal e seguem, com firmeza, na defesa de Brasília e na resistência democrática:
Associação Civil Rodas da Paz
A Associação Civil Rodas da Paz foi instituída em 2003 com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito do Distrito Federal. Desde então, trabalha com a promoção da mobilidade sustentável, plural e pacífica, como direito de todo cidadão e incentiva o uso cotidiano da bicicleta (seja como lazer, esporte ou transporte) como estratégia para dar visibilidade ao tema da mobilidade e do direito à cidade. Para tanto, ela busca incidir sobre a realidade da mobilidade urbana por meio da sensibilização e mobilização cidadã, do controle social e da influência sobre políticas públicas.
O âmbito principal de atuação da associação é o DF, onde compõe os principais foros de consulta à sociedade civil no tema de mobilidade em Brasília, tais como o Contrandife e o Conplan, e participa da Rede Urbanidade - MPDFT e do Comitê Intersetorial Programa Vida no Trânsito do Distrito Federal.
Como associada da União dos Ciclistas do Brasil, articula-se com o movimento nacional, junto com outras instituições que tem objetivos convergentes. É uma das associações mais relevantes no cenário da mobilidade urbana sustentável nacional, conhecida por ter mobilizado o país em torno do estabelecimento do dia 19 de agosto como Dia Nacional do Ciclista (Lei 13.508/17).
Coletivo Cultural Batalha do Relógio
O Coletivo Cultural Batalha do Relógio organizam a Batalha do Relógio, uma manifestação cultural independente criada por MC’s de Taguatinga desde fevereiro de 2015. Está inserida na cultura Hip Hop e consiste numa disputa de improviso onde os MC’s que estão competindo desenvolvem improvisos em cima de 'batidas', gerando uma linha de raciocínio e a construção de uma ideia. Ganha aquele que, de acordo com o público, desenvolveu melhor o "freestyle". Esse improviso se assemelha bastante aos duelos de repentistas do Nordeste. O evento cultural também conta com espaço aberto para o público da cidade demonstrar suas habilidades artísticas. Essas apresentações são também um espaço para outros tipos de manifestações culturais que recebem pessoas do DF e entorno, difundindo a cultura Hip Hop, entre os jovens e transeuntes.
JUSTIFICAÇÃO
A presente Moção tem por objetivo manifestar Votos de Louvor e Aplauso a Organizações da Sociedade Civil que fazem parte da História, da Cultura e da Educação de Brasília. Formadas por cidadãs e cidadãos, candangos de nascimento ou de coração e, que, ao longo de sua trajetória, imprimiram e imprimem sua marca amorosa nesse quadrilátero, mostrando, para o Brasil e para o mundo, o que a Capital tem de melhor, conforme demonstram as breves demonstrações de atuação que acompanham os nomes das Organizações da Sociedade Civil.
Assim sendo, conclamo os nobres pares a manifestarem seu reconhecimento a essas pessoas que tanto nos orgulham, mediante a aprovação da presente Moção.
Deputada Arlete Sampaio
Partido dos Trabalhadores