(Do Sr. Deputado Robério Negreiros)
SUGERE AO PODER EXECUTIVO DO DISTRITO FEDERAL, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE ESTADO DAS CIDADES, A IMPLANTAÇÃO DE UMA FEIRA PERMANENTE NA REGIÃO ADMINISTRTIVA DO SOL NASCENTE.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, sugere ao Poder Executivo DO Distrito Federal, por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades, a implantação de uma feira permanente na Região Administrativa do Sol Nascente.
JUSTIFICAÇÃO
Vista como uma prática social ancestral, não prevista no Plano de Brasília, as feiras surgiram sempre por meio de uma ocupação espontânea, muitas vezes em conflito com o poder público. Seu espaço múltiplo permite a inserção de grupos socialmente alijados e a garantia da permanência de ofícios artesanais e saberes tradicionais, tornados presentes e acessíveis na paisagem urbana da cidade. Permanentes ou temporárias (semanais, cíclicas, informais), as feiras se espalharam pelo tecido do território e se impuseram como um traço na capital do país. Muito da melhor tradição da cultura popular e mesmo da cultura dita alternativa encontrou acolhida nas feiras de Brasília.
A feira desponta assim como um laboratório vivo, evidenciando como a cultura tradicional se mantém, se modifica e se transmite de forma dinâmica, em um contexto urbano.
As feiras tornaram-se esses pontos de referência que demarcam identidades e definem a vocação regional, o ponto singular, o que distingue cada feira: o estilo carioca da Feira do Cruzeiro, o sotaque nordestino da Feira do Núcleo Bandeirante, de Taguatinga ou Ceilândia, e a mescla de cultura goiana e mineira, presente nas feiras do Gama, de Sobradinho, de Planaltina.
Ocorre que na Região Administrativa do Sol Nascente, não há uma feira permanente com um espaço propício à venda de verduras, frutas, milhos, queijos, galinha caipira, biscoitos caseiros, embutidos e defumados, produtos esses que muitas vezes, podem derivar de agricultura familiar, direto da região ou das proximidades, trazidos para a feira pelos próprios produtores rurais, que poderiam ter a oportunidade de comercializarem os produtos gerando a oportunidade de aumentar a renda familiar.
Assim sendo, considerando que as feiras funcionam como um aglutinador, um ponto de referência para os visitantes e para todos os habitantes do Distrito Federal, nada mais justo o acatamento do presente pleito, o qual, com toda certeza, contribuirá para o bem-estar da população do Sol Nascente.
Portanto, pela importância da matéria, e por tratar-se de uma reivindicação legítima e de relevante interesse público, conto com o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação desta indicação.
Sala das Sessões, em …
DEPUTADO ROBÉRIO NEGREIROS
PSD/DF