Mostra Brasília começa com exibições gratuitas de filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa
Mostra Brasília começa com exibições gratuitas de filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa
Foto: Rinaldo Morelli/CLDF

O Troféu Câmara Legislativa volta a prestigiar a produção audiovisual do DF, premiando longas e curtas exibidos até sexta-feira (18) na Mostra Brasília
Os filmes da Mostra Brasília começaram a ser exibidos gratuitamente no Cine Brasília na terça-feira (15/11). Três obras, dois curtas, Super-Heróis, de Rafael de Andrade; Desamor, de Herlon Kremer e um longa-metragem, Capitão Astúcia, de Filipe Gontijo, inauguraram a competição pelo Troféu Câmara Legislativa , que distribuirá R$ 240 mil em prêmios.
Juliana Drummond, apresentadora da Mostra Brasília nesta edição do festival, pontuou que a categoria de exibição se firmou relevante no cenário de celebração do cinema. “Consolidou-se muito importante para o audiovisual, não só pela premiação (do Troféu Câmara), mas pela presença do público.”
Interrompido em 2018, o Troféu Câmara teve um retorno digno de grande estreia, como as de cinema. A sala do Cine Brasília, com 606 poltronas, ficou pequena para a quantidade de pessoas e para os tão atentos olhos de quem assistia às obras produzidas no Distrito Federal. Entre um filme e outro, burburinhos e opiniões sendo manifestadas de maneira quase inaudível, ao fim, comentários sobre muitas lágrimas que escaparam durante Capitão Astúcia.
Para Vítor Pinheiro, diretor executivo de Desamor, a emoção de ter o filme exibido no 55º Festival de Cinema de Brasília, no mesmo lugar onde ele deu início à carreira, é indescritível. “Estou muito feliz, pois foi aqui onde eu comecei com o festival de curtas de escola públicas.”
Rafael de Andrade, diretor de Super-Heróis comentou a respeito de sua obra, “é um filme que trata de dois universos, da imaginação infantil e também fala do universo dos seriados japoneses dos anos 70.”
Filipe Gontijo, responsável pela direção de Capitão Astúcia, agradeceu ao público e contou que o roteiro havia sido criado há muito tempo. “O roteiro existe há mais de 10 anos. É um super herói que não voa, que não tem raio laser, mas o super-poder dele é acreditar, e foi assim que surgiu o filme, acreditando.”
Gontijo ainda comentou que quando a tela do cinema se apaga a obra permanece com os telespectadores. “A gente cria uma coisa que some daqui (tela), mas fica um pouquinho no coração.”
Conheça as obras apresentadas
-Super-Heróis
Os super-heróis famosos se ocupam dos problemas dos adultos, mas as crianças também têm seus super-heróis, sempre prontos para ajudar a resolver seus dilemas. Heróis anônimos podem estar mais perto do que imaginamos e, neste divertido filme, eles serão relevados.
-Desamor
Heloísa é uma senhora aposentada que convive com seu marido Alfonso ao longo de vários anos. A rotina e o desgaste da relação fazem com que ela reavalie seu casamento e considere a possibilidade de terminar o matrimônio de uma maneira nada convencional.
-Capitão Astúcia
Aos 80 anos, um letreirista de gibi resolve se tornar super-herói para salvar o mundo da volta do Akira, um misterioso tocador de harpa laser que aparecia na TV nos anos 1990. O herói arrasta o neto, o frustrado Santiago, nessa aventura. A parceria improvável se transforma em uma bela amizade conforme o neto é cativado pelo amor que o avô tem pela vida. À sua forma, Santiago se tornará um ajudante de super-herói para que o avô enfrente a velhice com a mesma valentia que encarna o Capitão Astúcia.
Os próximos dias de Mostra Brasília
Dia 16/11 (quarta-feira) 18h
Plutão não é tão longe daqui (Curta-metragem)
Augusto Borges e Nathalya Brum
Manual da pós-verdade (Curta-metragem)
Thiago Foresti
Profissão livreiro (Longa-metragem)
Pedro Lacerda
Dia 17/11 (quinta-feira) 18h
Virada de jogo (Curta-metragem)
Juliana Corso
Tá tudo bem (Curta-metragem)
Carolina Monte Rosa
Afeminadas (Longa-metragem)
Wesley Godim
Dia 18/11 (sexta-feira) 18h
Reviver (Curta-metragem)
Vinícius Schuenquer
O pastor e o guerrilheiro (Longa-metragem)
José Eduardo Belmonte
Levante pela Terra (Curta-metragem)
Marcelo Cuhexê
Para saber mais sobre os filmes, acesse o site do Festival de Cinema de Brasília.
Isabella Almeida (estagiária) - Agência CLDF