Mostra Brasília começa com exibições gratuitas de filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa

Publicado em 16/11/2022 11h25

Foto: Rinaldo Morelli/CLDF

O Troféu Câmara Legislativa volta a prestigiar a produção audiovisual do DF, premiando longas e curtas exibidos até sexta-feira (18) na Mostra Brasília

Os filmes da Mostra Brasília começaram a ser exibidos gratuitamente no Cine Brasília na terça-feira (15/11). Três obras, dois curtas, Super-Heróis, de Rafael de Andrade; Desamor, de Herlon Kremer e um longa-metragem, Capitão Astúcia, de Filipe Gontijo, inauguraram a competição pelo Troféu Câmara Legislativa , que distribuirá R$ 240 mil em prêmios.

Juliana Drummond, apresentadora da Mostra Brasília nesta edição do festival, pontuou que a categoria de exibição se firmou relevante no cenário de celebração do cinema. “Consolidou-se muito importante para o audiovisual, não só pela premiação (do Troféu Câmara), mas pela presença do público.”

Interrompido em 2018, o Troféu Câmara teve um retorno digno de grande estreia, como as de cinema. A sala do Cine Brasília, com 606 poltronas, ficou pequena para a quantidade de pessoas e para os tão atentos olhos de quem assistia às obras produzidas no Distrito Federal. Entre um filme e outro, burburinhos e opiniões sendo manifestadas de maneira quase inaudível, ao fim, comentários sobre muitas lágrimas que escaparam durante Capitão Astúcia.

Para Vítor Pinheiro, diretor executivo de Desamor, a emoção de ter o filme exibido no 55º Festival de Cinema de Brasília, no mesmo lugar onde ele deu início à carreira, é indescritível. “Estou muito feliz, pois foi aqui onde eu comecei com o festival de curtas de escola públicas.”

Rafael de Andrade, diretor de Super-Heróis comentou a respeito de sua obra, “é um filme que trata de dois universos, da imaginação infantil e também fala do universo dos seriados japoneses dos anos 70.”

Filipe Gontijo, responsável pela direção de Capitão Astúcia, agradeceu ao público e contou que o roteiro havia sido criado há muito tempo. “O roteiro existe há mais de 10 anos. É um super herói que não voa, que não tem raio laser, mas o super-poder dele é acreditar, e foi assim que surgiu o filme, acreditando.”

Gontijo ainda comentou que quando a tela do cinema se apaga a obra permanece com os telespectadores. “A gente cria uma coisa que some daqui (tela), mas fica um pouquinho no coração.”

Conheça as obras apresentadas

-Super-Heróis

Os super-heróis famosos se ocupam dos problemas dos adultos, mas as crianças também têm seus super-heróis, sempre prontos para ajudar a resolver seus dilemas. Heróis anônimos podem estar mais perto do que imaginamos e, neste divertido filme, eles serão relevados.

-Desamor

Heloísa é uma senhora aposentada que convive com seu marido Alfonso ao longo de vários anos. A rotina e o desgaste da relação fazem com que ela reavalie seu casamento e considere a possibilidade de terminar o matrimônio de uma maneira nada convencional.

-Capitão Astúcia

Aos 80 anos, um letreirista de gibi resolve se tornar super-herói para salvar o mundo da volta do Akira, um misterioso tocador de harpa laser que aparecia na TV nos anos 1990. O herói arrasta o neto, o frustrado Santiago, nessa aventura. A parceria improvável se transforma em uma bela amizade conforme o neto é cativado pelo amor que o avô tem pela vida. À sua forma, Santiago se tornará um ajudante de super-herói para que o avô enfrente a velhice com a mesma valentia que encarna o Capitão Astúcia.

Os próximos dias de Mostra Brasília

Dia 16/11 (quarta-feira) 18h

Plutão não é tão longe daqui (Curta-metragem)

Augusto Borges e Nathalya Brum

Manual da pós-verdade (Curta-metragem)

Thiago Foresti

Profissão livreiro (Longa-metragem)

Pedro Lacerda

Dia 17/11 (quinta-feira) 18h

Virada de jogo (Curta-metragem)

Juliana Corso

Tá tudo bem (Curta-metragem)

Carolina Monte Rosa

Afeminadas (Longa-metragem)

Wesley Godim

Dia 18/11 (sexta-feira) 18h

Reviver (Curta-metragem)

Vinícius Schuenquer

O pastor e o guerrilheiro (Longa-metragem)

José Eduardo Belmonte

Levante pela Terra (Curta-metragem)

Marcelo Cuhexê

Para saber mais sobre os filmes, acesse o site do Festival de Cinema de Brasília.

Isabella Almeida (estagiária) - Agência CLDF