Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário discute ações de enfretamento da violência contra idosos

Publicado em 12/06/2012 13h33

A Frente Parlamentar de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa discutiu, na manhã desta terça-feira, ações de enfrentamento da violência contra a população da terceira idade, no auditório da Câmara Legislativa.

Dados da Central Judicial do Idoso (CJI) revelam que os principais tipos de violência são o abuso financeiro, psicológico e a negligência. Há ainda violência institucional, nas áreas da saúde, transporte, assistência social e habitação. No DF, de acordo com dados do IBGE, a Asa Norte tem a maior concentração de idosos, com 14.

784. Em seguida, vêm o Gama, com 12.

562 idosos; o Guará, com 12.

350; e Planaltina com 10.

050.

"Na próxima sexta-feira, lembramos o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa", observou o presidente da Frente Parlamentar, deputado Joe Valle (PSB), na abertura do evento.

Para ele, é urgente a necessidade do cumprimento da legislação, que estrutura a rede de proteção e defesa dos direitos do idoso. "Também é imprescindível a conscientização da população em relação ao processo de envelhecimento, que levam ao abuso e à violência", afirmou.

Além do ouvidor da CLDF, deputado Evandro Garla (PRB), participaram do seminário, especialistas, representantes de diversos órgãos governamentais, como o Ministério da Previdência Social, Conselho Nacional e local dos Direitos dos Idosos;
 e as secretarias do Idoso, de Saúde, e da Mulher, além de entidades da sociedade civil representando a população da terceira idade e os cuidadores de idosos.

Mais notícias sobre