Repasses a empresas de ônibus preocupam distritais
Repasses a empresas de ônibus preocupam distritais

Vários deputados distritais manifestaram preocupação na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal com a situação do transporte público coletivo. Os deputados reclamam do aumento dos gastos com subsídios às empresas, da qualidade do serviço oferecido e da falta de fiscalização do sistema.
O deputado Agaciel Maia (PTC) disse que o governo e a sociedade estão reféns das empresas de ônibus por causa do gasto de quase R$ 1 bilhão em subsídios. Para ele, o recurso deveria ser utilizado para a reativação da TCB, empresa pública de ônibus que existiu no passado. Maia também criticou a constante falta de ônibus em várias cidades e sugeriu ao governo pensar no transporte sobre trilhos como alternativa para a cidade.
O deputado Wasny de Roure (PT) considerou o aumento dos gastos com subsídios preocupante. Para ele, as gratuidades existentes são meritórias, mas o crescimento dos gastos verificado este ano "é um absurdo". Wasny ressaltou ainda que o GDF não sabe a real composição da chamada tarifa técnica e sugeriu uma auditoria nos dados do sistema para verificar se os dados apresentados pelas empresas estão corretos.
Já o deputado Joe Valle (PDT) afirmou que a Câmara Legislativa deve estudar a situação do sistema de transporte detalhadamente, antes da votação de mais recursos para os subsídios.
Mais notícias sobre
