Publicador de Conteúdos e Mídias

Petistas cobram substituições de parlamentares governistas que saíram das CPIs

Publicado em 16/09/2009 17h05
Deputados petistas cobraram hoje (16) do plenário a substituição dos deputados governistas que integravam as CPIs Digital e da Saúde, criadas na semana passada, na Câmara Legislativa.

A líder do PT, deputada Erika Kokay, disse que o presidente da Casa deverá, regimentalmente, indicar novos membros em substituição aos parlamentares que se afastaram das CPIs.
 "As CPIs já estavam em curso. Foram legalmente instaladas, com a eleição de seus membros. Por isso, o governo não pode querer sepultar as duas investigações", criticou a parlamentar.
   "O GDF está se especializando em sepultar CPIs", enfatizou Erika, ao sustentar que a Câmara Legislativa não pode abrir mão das suas prerrogativas de fiscalizar as ações do governo.

O presidente da CPI Digital, Cabo Patrício (PT), também afirmou que a Presidência da Câmara deverá indicar novos integrantes para garantir o funcionamento das duas CPIs."O governo não pode simplesmente querer jogar a sujeira debaixo do tapete", ressaltou. Ele garantiu ainda que o PT poderá entrar na Justiça para garantir a continuidade das CPIs. E convocou reunião da CPI Digital para segunda-feira (21), às 9h.

"Barganhas políticas" - Também o pedetista Reguffe criticou manobras para pôr fim às CPIs.

"Assinei o requerimento pela criação das CPIs e sempre estarei a favor de se realizar qualquer investigação séria. Quem não deve não teme. As CPIs têm que ser realizadas com toda a seriedade possível. Elas não podem ser extintas por meio de barganhas políticas", pregou.

Mais notícias sobre