Operação que apura desvios no PDAF é tema de pronunciamentos
Operação que apura desvios no PDAF é tema de pronunciamentos
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF
O deputado Ricardo Vale foi um dos que se manifestaram sobre a operação
Operação deflagrada pela Polícia Civil para apurar desvio de recursos no Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), que repassa verbas diretamente aos gestores das escolas públicas, foi tema de pronunciamento de deputados distritais na sessão ordinária da Câmara Legislativa nesta quarta-feira (8). Os policiais investigam suposto direcionamento na contratação de empresas pela Coordenação da Regional de Ensino de Sobradinho.
O deputado Chico Vigilante (PT), que levou o tema ao plenário, iniciou elogiando os benefícios que o PDAF trouxe aos estabelecimentos escolares. “Em função de más pessoas não podemos atacar o programa. Ao contrário, temos de fortalecê-lo cada vez mais”, declarou.
Por sua vez, Gabriel Magno (PT) exemplificou as melhorias nas escolas proporcionadas pelo PDAF afirmando que há banheiros que se parecem com os de shoppings centers. O parlamentar também defendeu a destinação de recursos ao programa, “ainda mais diante da expectativa de 30 mil novos alunos na rede pública no próximo ano”.
Na avaliação do deputado Ricardo Vale (PT), “o PDAF promoveu uma transformação nas escolas. Ele lamentou o ocorrido em Sobradinho e acrescentou: “O programa não pode acabar ou sofrer mudanças. É necessário que os órgãos de fiscalização aprimorem o controle para que haja um melhor do uso da verba”.s
O parlamentar fez questão de ressaltar que antes do PDAF as escolas não conseguiam fazer reparos emergenciais simples e que está fazendo uma verdadeira transformação na educação pública. “Muitas escolas, agora, têm salas de aulas bem equipadas, laboratórios e conseguem comprar materiais pedagógicos, por isso, precisamos cuidar do PDAF. Ele não pode ser desvirtuado e, para isso, os órgãos de fiscalização precisam aperfeiçoar os mecanismos de controle, assim como o próprio GDF tem que acompanhar mais de perto a aplicação dos investimento”.
Após a manifestação para os distritais, Vale sugeriu que a CLDF crie uma comissão para conversar com a Secretaria de Segurança para acompanhar as investigações, garantindo que a aplicação dos recursos e o benefício para a comunidade não seja comprometido com escândalos de corrupção.
Marco Túlio Alencar - Agência CLDF