Mostra Brasília movimenta o final de semana
Mostra Brasília movimenta o final de semana

:Nesta sexta, nove filmes de curta-metragem vão ser projetados na telona do auditório 1 do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. A sessão começa às 15h, com entrada franca. Entre os filmes em cartaz há documentários, ficções e uma animação. Confira a sinopse de cada um deles abaixo.
Hoje, no mesmo horário, às 15h, o longa Periférico 304, de Paulo Z, serpa exibido no Cine Brasília, também de graça. O filme conta a história de uma família que mora em Samambaia e tem sua trajetória marcada pela violência, misturando realidade e ficção.
Júris do Troféu Câmara LegislativaOs vencedores do Troféu Câmara Legislativa serão escolhidos por dois júris - um para os longas-metragens e outro para os curtas - formado cada um por três integrantes. Veja o perfil dos jurados.
Curta-metragemAna Arruda Neiva - produtora, curadora e programadora de mostras,Danyella Proença - mestre em Comunicação Social, jornalista e diretora,Guilherme Lobão - crítico de cinema da Band News FM e do blog Clica em Cinema e editor do Clicabrasilia).
Longa-metragemAndréa Glória – Produtora de audiovisual,Armando Bulcão – Doutor em Comunicação Audiovisual e Publicidade, professor da Universidade de Brasília (UnB),Catarina Accioly – Produtora, diretora, roteirista e atriz.
Programação do dia15h, Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, auditório 1, entrada franca
A última transmissão, de Marcelo Emanuel dos Santos, 20min, DF
No dia 31 de Dezembro de 1968 sob os ventos do AI-5, O Repórter Esso faz sua última Transmissão no Rio de Janeiro. Essa transmissão comove milhares de pessoas até hoje e marca o Radiojornalismo Brasileiro. O locutor Roberto Figueiredo, O Repórter ESSO, faz história.
Exu iluminado, de André Luiz Oliveira, 24min, DFUm olhar sobre a obra do escultor baiano Mario Cravo.
Devaneios, de Fernando Gutierrez, 5min33, DFPara onde vai a mente de uma pessoa, quando espera por algo, ou por alguém? Gunia, de Renato Menguele, 6min, DFHomem é levado a um casebre em um local isolado sob circunstâncias misteriosas, onde passa por momentos de desespero e medo.
Casais de domingo, de Rodrigo Luiz Martins e Gustavo Serrate, 9min, DF
Casais se encontram, casais se desencontram.
Memoriam, de Johil Carvalho e Sérgio Lacerda, 11min, DF
Uma viagem sensorial a uma cidade inventada, por meio de sons, imagens, depoimentos e a música de Jorge Antunes.
Sonhando passarinhos, de Bruna Carolli, 12min, DF
Era uma vez uma menininha que olhava para o céu e nele enxergava a felicidade. Uma felicidade feita de sonhos, passarinhos e pregadores de roupa.
Deus, de André Miranda, 10min, DF
Frango precisou morrer para entender o sentido da vida.
Da maior importância, de Tiago de Aragão, 12min52, DF
Da epifania de lapsos criativos, Estela e Flavio se conhecem.
Longa-metragem
15h, Cine Brasília, entrada franca
Periférico 304, de Paulo Z, 90min, DF
Filme realizado com moradores de Samambaia entre 2006 e 2010. No enredo, a trágica história de um casal que luta para viver na cidade. Dos quatro filhos de Oswaldo (Valdir da Silva) e Eugênia (Tânia Barros), apenas dois sobreviveram à violência e criminalidade. A tranquilidade de todos é ameaçada quando Fausto (Deivison Thiago), assassino de um deles, sai da prisão e apaixona-se por Marília (Luana Vieira), a caçula da família. Realidade ou ficção? PERIFÉRICO 304 - O filme de Samambaia.