Marcada para segunda (11) a reunião de instalação da CPI da Corrupção
Marcada para segunda (11) a reunião de instalação da CPI da Corrupção

O pedido da CPI da Corrupção foi assinado por unanimidade dos 24 deputados e tem por objetivo investigar "denúncias de condutas ilícitas e imorais de agentes públicos e políticos, ocorridos no âmbito da Codeplan e outros órgãos da estrutura administrativa do GDF, no período compreendido entre janeiro de 1991 a novembro de 2009".
A instalação da CPI, primeiro passo para o início das investigações, que terão 180 dias para serem concluídas, será no Plenário da Casa e na ocasião, serão escolhidos o presidente e o relator da comissão de investigação.
Também foi definida a composição da CPI, que terá como titulares os deputados Alírio Neto (PPS), Batista das Cooperativas (PRP), Paulo Tadeu (PT), Raimundo Ribeiro (PSDB) e Eliana Pedrosa (DEM). Os suplentes da CPI são os deputados Benício Tavares (PMDB), Wilson Lima (PR), Chico Leite (PT), Cristiano Araújo (PTB) e Geraldo Naves (DEM).
Impeachment - Os parlamentares também definiram a tramitação dos processos de impeachment contra o governador José Roberto Arruda. A admissibilidade dos pedidos será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Depois de admitidos pela CCJ, os pedidos passarão a análise da comissão especial.
Eleição da CCJ - O então presidente interino da Casa, Cabo Patrício, convocou, na última reunião de dezembro (15/12), novas eleições para presidente e vice-presidente da CCJ, também para segunda-feira (11), às 10h, uma vez que os mandatos das comissões permanentes terminaram em 2009. Os partidos e blocos deverão indicar novos integrantes à CCJ.
Comissão Especial - A comissão especial que analisará os pedidos de impeachment será composta por cinco integrantes. Os blocos e partidos também têm prazo até o dia 11 de janeiro para indicar seus representantes na comissão especial. O presidente Cabo Patrício convocou para as 11h do dia 11 de janeiro e eleição do presidente e do relator da comissão especial.