Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados criticam censura no Buriti ao jornal Brasília Capital

Publicado em 07/05/2015 16h02

Vários deputados distritais se manifestaram na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quinta-feira (7) contra um possível caso de censura à circulação do jornal Brasília Capital, no Palácio do Buriti. Segundo relato feito pelo deputado Chico Vigilante (PT), o jornal, editado pelo jornalista Orlando Pontes, teria sido proibido de ser distribuído na sede do governo local por conter uma matéria crítica ao GDF.

Ainda segundo Vigilante, a ordem para impedir a circulação do jornal e de qualquer outra publicação ofensiva ao GDF teria sido dada pela Casa Militar. O deputado Wasny de Roure (PT) considerou o caso um grave retrocesso e disse que preferia acreditar que se tratava de um equívoco. Wasny e outros parlamentares manifestaram solidariedade à publicação e ao seu editor.

O deputado Ricardo Vale (PT) lamentou o episódio, que classificou de "censura à imprensa do DF". Vale disse que a atitude lembra o fechamento de bares, como o Balaio Café, na Asa Norte, ocorrido recentemente. Joe Valle (PDT) aproveitou o tema e sugeriu uma revisão da Lei do Silêncio, que segundo ele, tem prejudicado o setor produtivo cultural da capital.

A deputada Liliane Roriz (PRTB) disse que a atitude contra o jornal causa indignação. Também se manifestaram sobre o episódio envolvendo o jornal os deputados Lira (PHS), Luzia de Paula (PEN), Rodrigo Delmasso (PTN) e Prof. Reginaldo Veras (PDT).

Mais notícias sobre