Deputados criticam censura no Buriti ao jornal Brasília Capital
Deputados criticam censura no Buriti ao jornal Brasília Capital

Vários deputados distritais se manifestaram na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta quinta-feira (7) contra um possível caso de censura à circulação do jornal Brasília Capital, no Palácio do Buriti. Segundo relato feito pelo deputado Chico Vigilante (PT), o jornal, editado pelo jornalista Orlando Pontes, teria sido proibido de ser distribuído na sede do governo local por conter uma matéria crítica ao GDF.
Ainda segundo Vigilante, a ordem para impedir a circulação do jornal e de qualquer outra publicação ofensiva ao GDF teria sido dada pela Casa Militar. O deputado Wasny de Roure (PT) considerou o caso um grave retrocesso e disse que preferia acreditar que se tratava de um equívoco. Wasny e outros parlamentares manifestaram solidariedade à publicação e ao seu editor.
O deputado Ricardo Vale (PT) lamentou o episódio, que classificou de "censura à imprensa do DF". Vale disse que a atitude lembra o fechamento de bares, como o Balaio Café, na Asa Norte, ocorrido recentemente. Joe Valle (PDT) aproveitou o tema e sugeriu uma revisão da Lei do Silêncio, que segundo ele, tem prejudicado o setor produtivo cultural da capital.
A deputada Liliane Roriz (PRTB) disse que a atitude contra o jornal causa indignação. Também se manifestaram sobre o episódio envolvendo o jornal os deputados Lira (PHS), Luzia de Paula (PEN), Rodrigo Delmasso (PTN) e Prof. Reginaldo Veras (PDT).