Comissão aprova projeto que trata de vagas de estágio
Comissão aprova projeto que trata de vagas de estágio

Empresas ou consórcios que recebem algum tipo de incentivo ou isenção fiscal do governo do Distrito Federal poderão ser obrigados a estabelecer uma cota de vagas de estágio a serem preenchidas por alunos da rede pública de ensino médio e profissionalizante. A medida consta do projeto de lei nº 1.428/2013, da deputada Eliana Pedrosa (PPS), que foi aprovado na manhã desta terça-feira (18) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do DF. O PL ainda precisa de parecer da Comissão de Consituição e Justiça (CCJ) antes de seguir para o plenário.
Os parlamentares presentes à reunião – Celina Leão (PDT), presidente; Luzia de Paula (PEN) e Olair Francisco (PTdoB) – elogiaram a proposição por exigir dos empresários beneficiados pelo governo uma contrapartida. De acordo com a matéria, o número de vagas será definido proporcionalmente ao valor do benefício fiscal.
Também da deputada Eliana Pedrosa foi aprovado o PL nº 1.120/2012, que estabelece diretrizes para a celebração de parcerias entre o poder público e entidades e organizações de assistência social. Para dar transparência ao processo, a proposição determina que extrato do convênio seja publicado no Diário Oficial do DF.
Emprego – A CAS aprovou, ainda, o projeto de lei nº 214/2011, do deputado Cristiano Araújo (PTB), que institui política de incentivo ao emprego por meio da qual o GDF desenvolverá ações para incluir no mercado de trabalho, com jornadas não superiores a 30 horas semanais, estudantes da rede de ensino do Distrito Federal com até 21 anos de idade. A proposta autoriza o GDF a firmar convênios com a Previdência Social e o FGTS para a fixação de regime diferenciado para as empresas que aderirem à política.
A comissão aprovou também o PL nº 1.609/2013, do mesmo parlamentar, que altera a denominação do Centro Poliesportivo Presidente Médici, localizado no Setor Esportivo Norte, em Brasília, para Complexo Poliesportivo Ayrton Senna.
Despedida – A deputada Luzia de Paula aproveitou a reunião para se despedir dos integrantes do colegiado. A partir do dia 1º de abril, segundo informou a parlamentar, o titular da vaga, Alírio Neto - que atualmente ocupa o cargo de secretário de Justiça do DF - voltará ao Legislativo local.
"Ao participar dessa reunião da Comissão de Assuntos Sociais, quero agradecer aos colegas e aos servidores e afirmar que foi um período de muito trabalho e aprendizado. E, sinceramente, espero ter contribuído para o bem comum nesses três anos em que permaneci como deputada distrital", declarou.