Publicador de Conteúdos e Mídias

"Municípios do Entorno dependem do DF", afirmam deputados

Publicado em 01/10/2009 11h58
Aproximadamente 160 mil pessoas dos municípios do Entorno entram diariamente no DF. Os motivos são variados: trabalho, saúde, educação etc. "Essas cidades dependem do DF", afirmou o deputado Benedito Domingos (PP), durante a abertura na manhã de hoje (1º) do I Encontro da Câmara Legislativa do Distrito Federal e Municípios do Entorno. O objetivo do evento é debater os problemas nas áreas de transporte, saúde, segurança e educação, além da possibilidade de criação da região metropolitana do Distrito Federal."Cerca de 50% dos atendidos em hospitais como o do Gama são provenientes de cidades do Entorno", disse Benedito Domingos. "Os estados fecham os olhos para as necessidades da população desses municípios, e o DF tenta sanar essas demandas. Precisamos legitimar essa atuação", completou o distrital Brunelli (DEM).

Segundo a presidente da Câmara de Vereadores de Cabeceira Grande (MG), Elcana Vaz (PPS), o município está "ilhado". "Estamos a um dia de Belo Horizonte, então é de suma importância o atendimento de emergência médica no DF", argumentou. "Com a criação de uma região metropolitana, certamente a nossa situação irá melhorar", defendeu a vereadora mineira.

Cabeceira Grande está a 140 quilômetros do DF. Segundo os vereadores da cidade, há 54 km de terra, 22 dos quais no DF. "É um absurdo não ter sido feita a ligação asfáltica. Esse município é o único de Minas Gerais a fazer divisa física com o DF", criticou Benedito Domingos. O distrital comprometeu-se a tratar da situação com o governador Arruda.

O encontro acontece até as 19h de hoje em tenda instalada na rodoviária do Plano Piloto, ao lado da agência do Banco do Brasil.

Mais notícias sobre