Notícias

Voltar Cinema da cidade empolga público no primeiro dia da Mostra Brasília

Cinema da cidade empolga público no primeiro dia da Mostra Brasília

Publicado em 24/09/2016 15h56

O Cine Brasília foi tomado por realizadores do Distrito Federal neste sábado (24), com o início da Mostra Brasília, que exibiu seis filmes (três curtas e três longas) que concorrem ao 21º Troféu Câmara Legislativa. Além da oportunidade de mostrar seus trabalhos num dos mais tradicionais festivais de cinema do País, o 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, as produções locais concorrem a R$ 200 mil em prêmios. A Mostra Brasília continua neste domingo, com sessões às 11h, 14h e 16h30 (confira a programação).

Diretores, produtores, atores e equipes técnicas subiram ao palco do Cine Brasília para apresentar seus trabalhos e defender a valorização do audiovisual local. Aplausos e protestos políticos marcaram a apresentação dos trabalhos. Os filmes exibidos neste final de semana na Mostra Brasília também poderão ser vistos em reprises nos dias 26 e 27, no auditório da Câmara Legislativa.
 
O Troféu Câmara completa, em 2016, 21 anos de reconhecimento à produção cinematográfica local. Doze trabalhos foram selecionados por uma comissão de seleção formada por cinco especialistas, que avaliou 57 produções. Um Júri Oficial escolherá os ganhadores em 11 categorias (confira os prêmios). Os vencedores serão conhecidos na solenidade de premiação do Festival de Cinema de Brasília, em 27 de setembro, a partir das 19h, também no Cine Brasília.
 
O primeiro filme exibido na Mostra Brasília, na manhã deste sábado (24), foi o curta-metragem documentário "Das raízes às Pontas", de Flora Egécia, que abordou o resgate das raízes negras a partir dos cabelos crespos. A diretora começou a apresentação do filme puxando um "Fora Temer", contextualizando que a produção era uma obra de resistência das minorias, "ameaçadas pelo novo governo"
.
Em seguida, o longa de ficção de Santiago Dellape, "A repartição do tempo", mostrou a divertida história de um chefe de repartição pública que usa uma máquina do tempo para duplicar os funcionários e aumentar a produtividade. O diretor anunciou que a produção participará também da 40a Mostra Internacional de São Paulo e estreará no circuito comercial no primeiro semestre do próximo ano.
Andrade Jr., ator do longa, criticou a ausência de políticos e autoridades durante a sessão. Para ele, a cultura não tem recebido a atenção necessária. 
 
O curta "Juraçu", do Coletivo Brôa-de-Milho, que mistura documentário e ficção, abriu a sessão do começo da tarde e aborda o culto a uma guerreira indígena canibal, que acabou sendo cultuada por uma seita. Na apresentação do trabalho, mais um "Fora Temer", e a afirmação de que o filme só poderia ser feito em Brasilia por causa de sua fama de cidade plural e uma sugestão: "vamos comer arte".   
 
Na sequência, o documentário "Estrutural", de Webson Dias, contou a história do surgimento da cidade que dá nome ao filme e que está localizada na área do Lixão a céu aberto, considerado o maior da América Latina, com imagens fortes e depoimentos de moradores da região. O diretor explicou que o projeto do filme teve inicio em 2003 e disse que a produção que é importante para entender a questão habitacional no DF.
 
Encerrando o primeiro dia de projeção dos filmes produzidos no DF, foram exibidos o curta de ficção "Vesti la Giubba", de Johil Carvalho, e o longa "Cícero Dias, o compadre de Picasso", do prestigiado Vladimir Carvalho. O curta fantasia sobre a vida de um dos personagens da ópera Pagliacc, de Ruggero Leoncavallo. Já o longa é um documentário sobre o pintor pernambucano Cícero Dias (1907-2003), um dos protagonistas do modernismo no Brasil e com fama internacional. 
 
Vladimir Carvalho disse que sempre teve uma ligação forte com Cícero Dias, por influência de seu pai. O diretor destacou ainda que, para ele, o artista representa o nascimento do novo. Carvalho dedicou a sessão ao jornalista Geneton Moraes Neto, falecido neste ano. 
 
A Mostra Brasília voltou a lotar o Cine Brasília, com um público apaixonado pela cinematografia local, além da presença dos participantes das produções, familiares e amigos dos realizadores.
 

Mais notícias sobre