Voltar Troféu Câmara Legislativa destaca o melhor do cinema brasiliense

Troféu Câmara Legislativa destaca o melhor do cinema brasiliense

Publicado em 05/09/2013 08h40

Uma das mais importantes premiações de cinema do País, o Troféu Câmara Legislativa chega à 18ª edição apresentando o melhor da produção cinematográfica do Distrito Federal. Os 22 filmes concorrentes serão exibidos de 19 a 23 de setembro, em sessões gratuitas a partir das 14h30, no Cine Brasília, durante o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (veja programação abaixo).

Direcionado exclusivamente aos filmes brasilienses, finalizados a partir de agosto de 2012, conforme o regulamento, o Troféu recebeu este ano 69 inscrições: 11 longas e 58 curtas, entre documentários, ficções e animações.

"Este ano, tivemos um ganho em relação ao ano anterior, com o aumento do tempo de exibição dos filmes selecionados, que passou de 420 para 600 minutos. Em acordo com o Festival, a Mostra Brasília, que exibe os filmes do Troféu Câmara Legislativa, em vez de acontecer somente no fim de semana, será distribuída ao longo de cinco dias", observa o presidente da Casa, deputado Wasny de Roure (PT).

A programação foi montada de forma a apresentar a diversidade da produção cinematográfica da cidade. A cada dia o público assistirá a filmes de curta e longa-metragem, mas no sábado (21), haverá uma sessão exclusiva para curtas, que constituem a maioria dos selecionados e da própria produção da cidade. Durante a Mostra Brasília, serão exibidos quatro longas (três documentários e um filme de ficção) e 18 curtas (cinco documentários, nove ficções e quatro animações).

A escolha dos filmes foi feita por uma comissão composta pela diretora e roteirista Adriana Vasconcelos; o crítico cinematográfico Ciro Marcondes; a antropóloga e documentarista Debora Diniz; o músico e mestre em trilha sonora Eugênio Matos; e o cineasta e animador Ítalo Cajueiro.

Prêmios – Os selecionados concorrem a prêmios no valor total de R$ 200 mil, além de bolsas de estudo e a locação de equipamentos. Na avaliação do coordenador do Festival de Brasília, Sérgio Fidalgo, os prêmios distribuídos aos vencedores do Troféu Câmara Legislativa são "significativos" sob vários aspectos. "Tivemos até de aumentar os valores dos prêmios técnicos da mostra oficial principal, pois os da Câmara Legislativa eram maiores", conta.

Um júri composto pela professora Angélica Madeira, pela curadora Lis Kogan e pelo ator Murilo Grossi irá indicar os vencedores do melhor longa (R$ 80 mil), melhor curta (R$ 30 mil), melhor direção, ator, atriz, roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, edição de som, captação de som direto e trilha sonora (R$ 6 mil, cada um).

Os ganhadores nas categorias direção de arte, fotografia e montagem receberão, ainda, uma bolsa de estudo em cursos técnicos ministrados pela FocoBR - Centro de Treinamento Audiovisual, em São Paulo. Já as equipes dos filmes vencedores nas categorias melhor longa metragem e melhor curta metragem (júri oficial) vão receber, também, o prêmio CiaRIO: R$ 10 mil e R$ 6 mil em locação de equipamentos, respectivamente.

A Câmara Legislativa irá conceder, ainda, prêmios aos escolhidos pelo júri popular: melhor longa (R$ 20 mil) e melhor curta (R$ 10 mil), de acordo com a votação dos espectadores que comparecerem às sessões. Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de encerramento do Festival de Brasília, no dia 24 de setembro.

Dia 19.09

A roza, de Marieta Cazarré e Juliana Cazarré (11min, DF, 2013) Livre

Ballet, de Octávio Mendes e Eduardo Gomes (6min30, DF, 2012) Livre

Mina da liberdade, de Chico Furtado (24min, DF, 2013) 12 anos