(Autoria: Deputado Jorge Vianna)
Sugere ao Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal, a criação de mais Unidades de Adolescentro no Distrito Federal.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, Sugere ao Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal, a criação de mais Unidades de Adolescentro no Distrito Federal.
JUSTIFICAÇÃO
Inicialmente, é importante destacar que o Adolescentro se trata de espaço de saúde especializado no atendimento de adolescentes e jovens, geralmente com idades entre 10 a 19 anos, oferecido por redes públicas de saúde no Brasil. Essas unidades são voltadas para a promoção da saúde integral desse público, considerando suas características biopsicossociais, com um enfoque multidisciplinar.
Atualmente, o Distrito Federal conta com apenas uma única unidade de Adolescentro, localizado na 605 SUL, e é referência para o atendimento de adolescentes com transtornos mentais ou que façam uso eventual de substâncias psicoativas.
Contudo, a existência de uma única unidade Adolescentro não é suficiente para suprir a crescente demanda de adolescentes que necessitam de atendimento especializado e humanizado. O aumento no número de jovens em situação de vulnerabilidade, aliado à necessidade de abordagens integradas para questões físicas, emocionais e sociais, torna evidente a insuficiência da estrutura atual. Dessa forma, é imperativo a criação de uma segunda unidade, que permita a ampliação da cobertura e garanta que todos os adolescentes tenham acesso rápido e eficiente aos serviços essenciais para sua saúde e bem-estar.
A importância dessa medida reside no fato de que a adolescência é um período crítico, marcado por profundas transformações e vulnerabilidades, como o aumento de casos de transtornos mentais, uso abusivo de substâncias, violência, gravidez precoce e riscos relacionados à saúde sexual e reprodutiva. A implementação de uma nova unidade não apenas amplia o acesso a serviços de saúde, mas também contribui para a prevenção de problemas futuros, promovendo educação em saúde, fortalecimento da autoestima e apoio psicossocial.
Neste sentido, sugerimos a Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal, a criação de mais unidades de Adolescentro no DF, podendo iniciar pela região de saúde Sudoeste do Distrito Federal, que compreende as regiões administrativas de Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Vicente Pires.
Além disso, a criação de um Adolescentro reforça o compromisso com a saúde pública e a equidade, proporcionando um espaço acolhedor e seguro onde os jovens podem se sentir ouvidos e cuidados. Essa ação irá trazer impactos positivos no desenvolvimento integral dos adolescentes, fortalecendo sua capacidade de tomar decisões saudáveis e contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e resiliente.
Portanto, entendo que o governo deve priorizar essa iniciativa, atendendo à demanda crescente por serviços de qualidade voltados para essa faixa etária tão importante para o futuro do país.
Sala das Sessões, em …
Deputado JORGE VIANNA