Arlete Sampaio

Arlete Sampaio

Arlete Sampaio

Arlete Sampaio

Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura

Nome completo: Arlete Avelar Sampaio

Nascimento: 28/06/1950

Profissão: Médica

Partido político: Partido dos Trabalhadores (PT)

Gabinete: Nº 16 - 3º andar

Redes Sociais

Biografia

Deputada distrital eleita em 2018 com 15.537 votos de eleitores e eleitoras mobilizados pela luta em defesa da democracia e da manutenção dos direitos conquistados, que estão ameaçados desde o golpe de 2016.

Assumi meu terceiro mandato na Câmara Legislativa do Distrito Federal com o compromisso de defender as políticas públicas, especialmente as de saúde, educação e desenvolvimento social, que estão sendo desmontadas desde a Emenda Constitucional 95, que congelou os investimentos público.

Minha história de atuação política e parlamentar é pautada pela defesa dos direitos da classe trabalhadora, das mulheres, da juventude, da população negra e LGBTTI, públicos que estão sob ameaça de governos de inclinação conservadora nos costumes e liberal na economia. 

Vivo em Brasília desde 1971, sou formada em medicina pela Universidade de Brasília (UnB), e me especializei em saúde pública. Iniciei minha militância política no movimento estudantil. Fui dirigente do Sindicato dos Médicos do DF por três gestões (de 1985 a 1994). 

Ajudei a fundar o Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal e a Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT-DF). Trabalhei em diversas funções na Comissão Executiva Regional do PT, na qual fui presidente por três mandatos. Atualmente sou Secretária de Movimentos Populares da Comissão Executiva Regional do PT. 

Como sanitarista, coordenei diversos programas de saúde pública. Uma das minhas grandes vitórias foi integrar a Coordenação do Movimento pela Representação Política do DF. Participei ativamente da Campanha Diretas-Já.

Em 1994, fui eleita vice-governadora do Distrito Federal ao lado de Cristovam Buarque. Nessa função, coordenei o Orçamento Participativo e as Administrações Regionais. 

Fui a deputada distrital mais votada na eleição de 2002. Entre 2007 e 2010 fui Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social. Em 2010, fui novamente eleita Deputada Distrital. 

Convidada pelo Governador Agnelo Queiroz, em 2011, assumi a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, tendo retornado à CLDF em janeiro de 2012. 

São diversas as leis em vigor de minha autoria. Destaco o Código Sanitário, importante instrumento em defesa da saúde pública e da cidadania.

Leis e normas aprovadas

Leis e normas aprovadas

Deputada Arlete Sampaio

Autoria

Lei e ementa

Comissões e Frentes Parlamentares

  • Comissão de Educação, Saúde e Cultura

    Cargo: Presidente

  • Comissão de Assuntos Fundiários

    Cargo: Membro Titular

  • Procuradoria Especial da Mulher

    Cargo: Procuradora-adjunta