Publicador de Conteúdos e Mídias

Secretário de Agricultura presta contas à Comissão de Transparência

Publicado em 16/08/2012 14h20

A comissão especial de Governança, Transparência e Controle Social recebeu, em reunião na tarde desta quinta-feira (16), o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Lúcio Valadão, que apresentou aos parlamentares a estrutura da pasta e os esforços para adequação do órgão à Lei de Acesso à Informação. Na próxima reunião da comissão, dia 30 de agosto, é a vez do secretário de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal, Luiz Paulo Barreto, prestar contas ao Legislativo.

Em sua exposição, Valadão explicou que o sistema público de Agricultura do DF incorpora as ações da Emater e Ceasa. Ele apresentou ainda os programas estratégicos da Secretaria, que abrangem ações como manutenção de estradas rurais, reparos no sistema de distribuição de águas, distribuição de insumos, semente e mudas, capacitação de produtores, defesa e vigilância sanitária e organização de conselhos rurais.

"Nossas metas, ações e planos estratégicos estão disponíveis no site da secretaria www.sa.df.gov.br. Há um espaço de destaque para a nossa ouvidoria e o serviço de informação ao cidadão", afirmou Valadão.

O presidente da comissão especial, deputado Joe Valle (PSB), parabenizou o secretário pela apresentação e observou a importância do acompanhamento das ações do governo. "Vamos analisar todas as informações recebidas, que acabam por balizar as ações do Executivo no sentido da transparência, fiscalização e controle social", ressaltou.

Eliana Pedrosa (PSD), por sua vez, perguntou se a população consegue acompanhar, com facilidade, o detalhamento das despesas da Secretaria. Valadão disse que o detalhamento dos gastos por grupo de despesa, tais como pagamento de pessoal, despesas correntes e de capital, ainda não estão no site. "É o próximo passo", garantiu.

Já Chico Leite (PT) quis saber sobre a atuação da Secretaria de Agricultura no combate à grilagem de terras no DF. "O melhor caminho é fazer a regularização. Estamos fazendo trabalho junto à população, que tem dificuldade para compreender o processo legal", observou o secretário.    

Mais notícias sobre