Publicador de Conteúdos e Mídias

Presidente da Câmara Legislativa recebe a 19ª Agenda da Indústria do DF

Publicado em 26/05/2021 20h12

Foto: Djalma Cordeiro/Assessoria de Comunicação Rafael Prudente

Rafael Prudente disse que dará prioridade aos projetos constantes da Agenda Legislativa da Fibra para

Rafael Prudente disse que dará prioridade aos projetos constantes da Agenda Legislativa da Fibra para "sairmos da crise com uma cidade melhor e com uma economia mais robusta"

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) lançou na tarde desta quarta-feira, 26 de maio, a Agenda Legislativa da Indústria do DF 2021. A edição deste ano apresenta o posicionamento do setor sobre 28 propostas legislativas, que foram selecionadas e analisadas com a participação dos dez sindicatos que filiados à Federação.

O lançamento ocorreu em uma reunião, na Câmara Legislativa, com a entrega da Agenda ao presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), pelo presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e pelo diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Federação, Elson Ribeiro e Póvoa. Desde 2020, devido à pandemia da covid-19, não há o tradicional evento na sede da Fibra, com a presença de autoridades do Executivo e do Legislativo. Assim, os exemplares da Agenda passaram a ser entregues de forma simultânea aos deputados distritais nos gabinetes e enviados aos parlamentares em formato digital.

“O principal objetivo do documento é contribuir com as decisões dos deputados da capital federal para uma legislação que estimule o setor produtivo e um diálogo transparente. A parceria é fundamental para superação da crise e recuperação da economia”, explica o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Rafael Prudente (MDB), garantiu que, "como em outros anos", os parlamentares vão dar prioridade à apreciação dos projetos selecionados pela Fibra, por meio da Agenda Legislativa. "Neste momento de pandemia, a pauta do órgão tem sido voltada à área da saúde, às questões sociais e, claro, em relação ao emprego. Não tem como não falar sobre esse último assunto sem citar as empresas que geram emprego e renda. Por isso, recebemos o documento, com alegria e responsabilidade, do setor que produz e que gera renda e riqueza para o DF, a fim de debater ações para sairmos da crise com uma cidade melhor e com uma economia mais robusta”, afirmou Prudente.

Projetos Prioritários

A Agenda é composta por uma seleção de temas e projetos prioritários em tramitação na Câmara Legislativa. Há uma análise conjuntural da indústria brasiliense, com dados do segmento e números de produção, empregos, utilização da capacidade instalada e intenção de investimentos, além dos principais problemas enfrentados pelo setor.

As proposições estão organizadas em cinco temas: Assuntos Econômicos, Política Tributária e Fiscal, Administração Pública, Política Urbana e Meio Ambiente e Assuntos de Relação do Trabalho. Para cada um deles foram elencadas as necessidades do setor industrial, seguidas das proposições legislativas e do posicionamento convergente ou divergente, com a respectiva justificativa.

“Para a elaboração da Agenda Legislativa da Indústria do DF, reunimos toda a base sindical do setor, que definiu um norteador de qualidade para avaliação dos projetos. Assim, tratamos de incentivos para o ambiente de negócios e de estímulos para geração de emprego e renda”, conta Jamal Jorge Bittar.

​​​​​​​*Com informações da assessoria de comunicação da Fibra

Agência CLDF

Mais notícias sobre