Publicador de Conteúdos e Mídias

DVD de hip hop contra tráfico de seres humanos é apresentado na Câmara

Publicado em 19/06/2008 13h30
O combate ao tráfico de seres humanos, para os mais diversos fins, ganhou hoje uma importante contribuição com o lançamento, na Câmara Legislativa, do DVD produzido pelo Grupo ProAtivo de Brazlândia, a pedido do Comitê de Enfrentamento do Tráfico de Seres Humanos do DF. Em cerca de quatro minutos, o grupo deu seu recado na linguagem das principais vítimas desse crime, no caso, crianças e adolescentes.

O lançamento foi patrocinado pelo gabinete de Erika Kokay (PT), e atrasou quase uma hora, porque a deputada participava de uma reunião da CPI dos Cemitérios. Erika indagou que futuro está sendo oferecido às 250 mil crianças que anualmente estão sendo traficadas para a prostituição, ao lado de 25 mil homens sujeitos a trabalho escravo. Esse último dado, segundo disse, coloca o Brasil em primeiro lugar, entre 170 países, que se utilizam do trabalho escravo, segundo recente pesquisa.

A deputada observou que o tráfico de pessoas é hoje uma das atividades ilícitas mais lucrativas no mundo inteiro, ao lado do tráfico de drogas, chegando à cifra de 32 bilhões de dólares.
 Essa é a demonstração mais evidente da pressão que existe sobre mulheres e crianças, segundo Erika, as principais vítimas, observando, no entanto, que é preciso ter em mente que "a vida não está à venda".

Diversos parceiros e representantes de órgãos públicos presentes ao evento manifestaram-se sobre a importância do combate ao tráfico de seres humanos, como Aldair Brasil Barthy, coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos do DF, que enfatizou a importância da prevenção, adiantando que o lançamento do DVD se constitui no primeiro passo de uma grande caminhada usando a arte como instrumento de informação convencimento.
  Abordaram o assunto também Dulce Tannure, representante da secretaria de Educação;
 Maurício Albernaz, que representou o secretário Raimundo Ribeiro, de Justiça e Cidadania; a promotora da Vara da Infância e Juventude, Luiza de Marillac; a coordenadora da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria Nacional de Justiça, Cíntia Bicalho Uchoa e Neide Castanho, também do Ministério da Justiça, entre outros convidados.
 Ao final do evento, os participantes do grupo de hip hop de Brazlândia fizeram uma apresentação, sendo muito aplaudidos pelos presentes.

            

Mais notícias sobre