Deputados manifestam apoio a concursados da saúde e educação
Deputados manifestam apoio a concursados da saúde e educação

Dezenas de pessoas aprovadas nos concursos ocuparam as galerias do Plenário e acompanharam os discursos.
Após várias intervenções de parlamentares, os aprovados comemoraram a notícia, repassada pelo deputado Chico Vigilante (PT), segundo a qual a secretaria de Saúde nomeará até sexta-feira (25) auxiliares de saúde, médicos e fisioterapeutas. Segundo Vigilante, a secretaria também anunciará a abertura de novos concursos públicos para enfermeiros e outras profissões.
A deputada Celina Leão (PMN) fez uma retrospectiva da situação dos novos concursados e destacou que eles "buscam o que é um direito, e não um favor". Para ela, o GDF já deu sinais positivos de que priorizará a área de saúde, mas ainda não recebeu uma comissão dos aprovados nos concursos para negociar as nomeações. Ela pediu que a bancada governista intercedesse para garantir um encontro da comissão com o secretário de saúde.
Celina criticou a convocação, seguida de desconvocação, dos professores e afirmou que "as práticas erradas não podem continuar sendo repetidas pelo novo governo".
O deputado Benedito Domingos (PP) valorizou a importância dos professores no processo educativo e pediu tratamento digno e respeitoso para os profissionais da área.
Na opinião do deputado Rôney Nemer (PMDB), o GDF deve privilegiar os concursados, em detrimento da contratação de terceirizados. As deputadas Liliane Roriz (PRTB) e Luzia de Paula (PPS) também manifestaram apoio aos concursados.
Já a deputada Rejane Pitanga (PT) pediu o apoio dos colegas para a aprovação de uma moção que hipoteca total solidariedade às pessoas que foram desconvocadas pelo GDF. Ela defendeu a ampliação de vagas para a educação e pediu a mobilização da sociedade e dos trabalhadores em torno de uma agenda positiva.
Segurança - O deputado Dr. Michel (PSL) lembrou episódio recente na área de segurança quando um concurso de médicos legistas perdeu o prazo de validade sem a nomeação dos aprovados que já tinham inclusive passado por treinamento na Academia de Polícia Civil. Para ele, todos os aprovados em concursos, dentro das vagas previstas, devem ser obrigatoriamente nomeados.
Dr. Michel também criticou prática recente de realização de concurso para cadastro de reserva. Segundo ele, este é um jeito encontrado pelos governos para burlar a legislação.