Deputados decidem criar Frente Parlamentar para fiscalizar transporte coletivo
Deputados decidem criar Frente Parlamentar para fiscalizar transporte coletivo

Esse foi o relato que os deputados distritais Rogério Ulysses (PSB), Berinaldo Pontes(PP), Luzia de Paula (PSL) e Aylton Gomes (PMN) fizeram hoje à tarde em plenário, sobre a viagem que fizeram de manhã, juntos, em um ônibus do transporte coletivo da linha São Sebastião - W3 Norte, com parada final na Câmara Legislativa.
Os parlamentares informaram que saíram, às 8h30, após chegarem à parada de ônibus às 8 horas.
Disseram que todos viajaram de pé, num "ônibus velho, barulhento, emitindo fumaça em excesso e trafegando em alta velocidade. No percurso, informaram, ouviram muitas queixas dos passageiros. O desembarque, na Câmara Legislativa, foi às 9h40. "Nós quase fomos agredidos", afirmou Rogério Ulysses, ao ressaltar a revolta dos usuários do sistema do transporte coletivo do DF.
Depois dessa experiência, os deputados se reuniram e anunciaram várias medidas conjuntas para combater o mau estado da frota do transporte coletivo. A principal delas é a criação de uma Frente Parlamentar Suprapartidária de Defesa e Fiscalização do Transporte Público do DF.
Além disso, vão requerer uma audiência pública no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) "para tratar da qualidade do transporte coletivo do DF".
Outra audiência também deverá ser realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor para discutir o preço das tarifas de ônibus. Rogério Ulysses enfatizou que eles querem baixar o preço das passagens. Os deputados anunciaram ainda que irão encaminhar o relatório da viagem de hoje ao secretário de Transporte do DF, Alberto Fraga, "inclusive com os depoimentos dos usuários do transporte público de São Sebastião".
Mais notícias sobre

Iges-DF presta contas do 1º quadrimestre de 2025 - Amarilio diverge de dados apresentados
20h27 10/10/2025