Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados da CPI dos Cemitérios fazem visita surpresa ao Campo da Esperança

Publicado em 28/04/2008 12h26
Pouco mais de uma hora após a oitiva do presidente da Organização Social dos Jardineiros dos Cemitérios do DF, Cícero de Jesus Melo, os deputados resolveram encerrar a reunião e apurar, in loco, as denúncias feitas por ele de que ainda hoje existem ossadas na Quadra 204/5, setor "C", do Campo da Esperança, largadas entre os túmulos.

Essas ossadas - costelas, ossos de perna e cabelos - teriam sido resultado de uma remoção em massa, feita com retroescavadeira em 2003, em área destinada a sepultamento social. Mas, segundo disse Cícero, havia no local também túmulos com granito, o que presume a existência de áreas arrendadas por particulares, que acabaram sendo arrastadas no meio das covas.

O jardineiro, que hoje é assessor parlamentar nomeado pelo hoje secretário Raimundo Ribeiro, e foi mantido pela deputada Luzia de Paula (PSL), não quis dizer exatamente onde se encontravam os ossos, por que sabia que a reunião estava sendo transmitida e que os empregados da administração do cemitério poderiam removê-los antes que ele pudesse mostrá-los aos deputados.

A comissão, integrada pelos deputados Rogério Ulysses (PSB), Erika Kokay (PT) e Reguffe (PDT), partiu logo após o fim da reunião. Mas antes, intimou o depoente a comparecer para continuação da oitiva na próxima quarta-feira (30).

Mais notícias sobre