Publicador de Conteúdos e Mídias

Deputados cobram esclarecimentos sobre o PPA

Publicado em 24/08/2011 14h44
O Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio de 2012-2015 foi discutido em audiência pública na Câmara Legislativa nesta quarta-feira (24), com a presença do secretário de Planejamento e Orçamento, Edson Nascimento, e de outros representantes do GDF. Encaminhada pelo Executivo no começo do mês, a proposta passou ontem, em caráter preliminar, pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) com a condição de serem esclarecidas as dúvidas. Como muitos questionamentos permaneceram sem respostas durante a audiência, Nascimento se comprometeu a enviar as informações por escrito."Precisamos ter todas as informações possíveis para podermos votar", argumentou a deputada Eliana Pedrosa (DEM), após apresentar uma série de questões sobre o PPA. A distrital cobrou o detalhamento da política de erradicação da fome no DF, um estudo da repercussão de novas contratações de pessoal no Fundo Constitucional (FCDF), além de ter questionado os gastos com publicidade e propaganda e a falta de previsão de despesas para assistência médica de policiais civis no FCDF.

Pedrosa destacou, ainda, a ausência de programas voltados para a população idosa. "Não é prioridade do governo?", indagou. Segundo a secretária-adjunta de Planejamento, Wanderly da Costa, a Secretaria do Idoso foi criada ao longo da elaboração do PPA e as propostas da pasta ainda deverão ser encaminhadas.

O líder do Governo na Casa, deputado Wasny de Roure (DF), elogiou o trabalho da equipe de planejamento do GDF e lembrou:  "Planejamento é uma exigência constitucional e social". Ele pediu o detalhamento de despesas com pessoal, tanto dos recursos do Tesouro quanto do Fundo Constitucional e informações específicas sobre o pagamento de inativos. Solicitou, além disso, informações sobre ações para evitar a redução de repasses da União para o DF. Esses repasses também foram alvo de questionamentos dos deputados Cláudio Abrantes (PPS) e Agaciel Maia (PTC).

:

Ainda durante a audiência pública, a distrital Celina Leão (PMN) questionou uma ação específica prevista no PPA: a construção do Centro Administrativo do GDF. Para ela, o valor está bem acima do previsto inicialmente.

Mais notícias sobre