Publicador de Conteúdos e Mídias

Comissão de Fiscalização cobra informações do GDF sobre cartão PDAF

Publicado em 11/04/2024 13h32

Foto: Divulgação

Com o cartão, os recursos do Pdaf são movimentados por diretores de escolas utilizando um sistema totalmente informatizado

A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa aprovou, em reunião nesta quinta-feira (11), requerimento à Secretaria de Educação do DF solicitando acesso ao sistema de gestão educacional. 

Nesse contexto, o deputado Gabriel Magno (PT) defendeu aprofundar o debate sobre o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), e o cartão PDAF, instrumento para movimentação dos recursos do PDAF.

Segundo Magno, embora o cartão PDAF apresente diversas vantagens, sob os aspectos da transparência e da prestação de contas, a comissão tem recebido várias reclamações por parte das escolas sobre o valor dos serviços, uma vez que “têm encarecido os reparos nas escolas”. Ele exemplificou o caso do serviço de pintura de uma escola em São Sebastião, onde havia três orçamentos com média de R$ 19 mil, mas, pelo cartão PDAF, custou R$ 46 mil. Diante desse cenário, Magno ponderou ser necessário pensar mecanismos para aperfeiçoar e garantir a economicidade do Estado, tendo por meta reformas mais baratas com as devidas prestações de contas. 

O parlamentar também levantou a questão do processo de financiamento geral das escolas, e adiantou que, em breve, irá compartilhar um levantamento sobre o tema, especialmente quanto aos montantes e critérios do PDAF ordinário. 

 


 

Nesse sentido, a presidente da comissão, deputada Paula Belmonte (Cidadania), sugeriu “unir esforços” para enfrentar o problema. Ela lembrou os debates promovidos sobre o assunto, a exemplo da comissão geral, mediada pelo deputado Magno em fevereiro deste ano, e a audiência pública, mediada por ela em outubro do ano passado. Belmonte concordou que o valor das obras realizadas estão caros, inviabilizando, em alguns casos, a própria execução do serviço. Ela reforçou a importância de discussões e atuações conjuntas futuramente. 

O colegiado aprovou também requerimento à Secretaria de Economia do DF em que solicita informações acerca dos imóveis do GDF.

Participaram da reunião de hoje (11), transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras, os deputados Gabriel Magno (PT), Max Maciel (PSOL) e Paula Belmonte (Cidadania).

Leia Mais

Câmara Legislativa debate soluções para crise na educação pública do DF

Em audiência, CLDF discute transparência na execução do PDAF

Franci Moraes - Agência CLDF