Publicador de Conteúdos e Mídias

Combate à pedofilia requer ações integradas

Publicado em 11/04/2011 14h49
Deputados, autoridades e representantes da sociedade civil organizada defenderam atuação integrada no combate e na prevenção da pedofilia, durante audiência pública nesta segunda-feira (11). Para eles, o Estado, a família, a escola e a sociedade em geral devem agir juntos."A questão sexual ainda é um tabu para os brasileiros, falta discussão na família, o que acaba fragilizando as crianças", defendeu Sandra Melo, delegada-chefe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Ela explica que é preciso preparação para identificar quando o abuso acontece: "Muitas vezes, a criança expressa de forma psicossomática, tendo perturbação no sono ou ficando mais agressiva, por exemplo".

:Além da família, a escola é outro ator importante na prevenção e no combate à pedofilia. "Os professores são, muitas vezes, os primeiros a detectar uma mudança de comportamento do aluno", afirmou o deputado Agaciel Maia (PTC). Para ele, é preciso investir numa política contra a pedofilia nas escolas.

A implantação de políticas públicas e o fortalecimento dos conselhos tutelares também foram tratados durante a audiência pública. Além disso, o delegado da Polícia Federal Marcelo Bórsio defendeu a fiscalização das lan houses por parte do poder público: "Muitos acessos relacionados à pornografia partem desses locais".

:

Leia mais: Pedofilia no DF é debatida na Câmara.
  (http: //www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/cldf-debate-pedofilia-no-distrito-federal)

Mais notícias sobre