Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF celebra 45 anos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro

Publicado em 08/04/2024 11h55

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, nesta segunda, às 19h, solenidade em homenagem aos 45 anos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS). De autoria do deputado Fábio Félix (Psol), a iniciativa também prestigia os músicos Edson Araújo, José Evangelista e o fundador da Orquestra, Claudio Santoro, representado por sua viúva, Gisele Santoro.

Segundo o distrital, o evento promove o reconhecimento de ações educacionais e projetos culturais oferecidos pela instituição à população do DF. A OSTNCS realiza concertos didáticos para estudantes, além de apresentações beneficentes em estabelecimentos de saúde, como o Hospital do Câncer, Rede Sarah e Hemocentro.

“Estamos muito felizes em realizar essa solenidade. A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro é uma das principais instituições do gênero no Brasil. São 45 anos de arte compartilhada com o povo brasileiro e também com outros países”, afirmou Félix. “A Orquestra tem um trabalho social e educacional muito relevante, por isso merece essa condecoração por parte da Câmara Legislativa”, frisou.

Cláudio Cohen, maestro da OSTNCS, e Ariadne Paixão, presidente da Associação dos Músicos da instituição, confirmaram presença no evento. A expectativa é que Cláudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, e Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, também participem da cerimônia.

 

Concertos


Fundada em 1979, pelo maestro e compositor Cláudio Santoro, a OSTNCS já realizou diversos concertos, temporadas de ópera e apresentações de danças clássicas. Grandes companhias internacionais participaram de eventos da instituição, como Ballet Bolshoi, Ballet Kirov e Ballet da Ópera de Paris, além de personalidades musicais brasileiras, como Martinho da Villa, Zizi Possi, Tom Jobim, Fafá de Belém e Sandra de Sá. 

Amanda Gonçalves (estagiária) - Agência CLDF

Mais notícias sobre