Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara Legislativa concede título de cidadão honorário ao desembargador Cruz Macedo

Publicado em 11/04/2024 10h18

Foto: Carolina Curi/Agência CLDF

O desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, José Cruz Macedo, recebeu ontem (10) da Câmara Legislativa do Distrito Federal o título de cidadão honorário de Brasília. A iniciativa da titulação partiu do deputado Wellington Luiz (MDB), que destacou a importância do homenageado para a cidade.

“O desembargador Cruz Macedo apresenta uma trajetória profissional extensa e repleta de trabalhos relevantes para a justiça e para Brasília. Esta Casa é muito criteriosa quando concede o título de cidadão honorário de Brasília, portanto estamos muito felizes com essa justa homenagem”, afirmou Wellington.

Emocionado com a homenagem, o desembargador Cruz Macedo lembrou de sua história e agradeceu pelo título recebido.

 


 

“Esse título é um dos mais importantes que já recebi na minha carreira. Esse título muda a minha vida. A partir de agora eu sou conterrâneo dos brasilienses, dos candangos. Vou carregar esse reconhecimento por toda a minha vida. Desde jovem, sempre tive muito interesse por Brasília. Cheguei em fevereiro de 1979. Naquele período, a vida institucional era muito diferente. Não havia liberdade, o regime era militar. Havia censura. Os protestos eram feitos por estudantes e alguns órgãos de imprensa, além das canções de nossos artistas. Brasília cresceu e é claro que tem muitos problemas, mas me encantei pela cidade e continuo encantado até hoje”, frisou.

O deputado Chico Vigilante (PT) lembrou de histórias vividas com o homenageado nas lutas políticas de Brasília. “Na década de 80 nós fundamos a Central Única dos Trabalhadores no DF. Naquele tempo, os sindicatos não tinham dinheiro nem para pagar advogado. Mas havia advogados que se voluntariaram e inclusive arcaram com os custos. Naquela época, eu fui preso por causa de uma greve e o doutor Macedo interviu para me soltar sob fiança. É esse ser humano que estamos homenageando hoje e que merece todos os aplausos da sociedade”, ressaltou. 

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), também prestou sua homenagem ao desembargador Cruz Macedo. “Não tem nada que mexe mais com o ser humano do que virar cidadão honorário de sua cidade. Tenho certeza que o coração dele é totalmente dedicado ao TJDFT. É um homem que semeou amor, paz, carinho e respeito e assim chegou ao mais alto cargo do tribunal”, elogiou. A solenidade contou ainda com a participação de ministros de tribunais superiores, advogados, juristas e familiares do homenageado. 

 


 

José Cruz Macedo é natural de Mauriti, no estado do Ceará. Chegou em Brasília em 1979 e foi advogado e juiz do Tribunal Regional Eleitoral do DF. Em 2002, foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, onde continua atuando.

Eder Wen - Agência CLDF