Publicador de Conteúdos e Mídias

Câmara comemora Dia do Corretor em sessão solene

Publicado em 27/08/2007 11h28
A Câmara Legislativa comemorou o Dia do Corretor de Imóveis hoje com sessão solene proposta pelos deputados Brunelli (DEM) e Dr. Charles (PTB). A profissão de corretor de imóveis foi regulamentada há 45 anos pela Lei 4.116 de 27/08/1962.
 Antes de compor a mesa, Dr. Charles, que presidiu a cerimônia, pediu um minuto de silêncio em homenagem a Newton Rossi, pioneiro e cidadão honorário de Brasília, ex-corretor e ex-servidor da Câmara Legislativa - onde foi assessor especial da Presidência, Chefe da Seção de Relações Públicas e presidente do Conselho Editorial da revista DF Letras - morto esta madrugada.

Ao abrir a sessão, o deputado Dr. Charles observou que "os corretores de imóveis fizeram e continuam fazendo a riqueza desta cidade".

Compuseram a mesa da sessão solene, além do deputado Dr. Charles, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do DF, Luiz Carlos Attiê; o representante do presidente do Conselho Federal de Corretores, André Bravim; o conselheiro federal, Paulo Goyaz, representando o senador Gim Argello (PTB-DF); o diretor do sindicato da habitação do DF, Alberto Fernandes; o presidente do Sindicato dos Corretores do DF, Hermes Alcântara Rodrigues e o presidente da Câmara de Valores Imobiliários, Frederico Attiê.

No decorrer da sessão, foram entregues moções de louvor a representantes da categoria em homenagem aos corretores que prestaram relevantes serviços à população do Distrito Federal.

A profissão - A corretagem de imóveis passou a ser profissão em meados do século XX quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio de anúncios em jornal, se tornasse constante. O corretor de imóveis, nessa época, era conhecido como "agente imobiliário".

No Brasil, a categoria foi reconhecida na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas. Nos anos 40, os corretores de imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade. A regulamentação da profissão data de 27 de agosto de 1962 quando foi sancionada a Lei 4.116. Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da categoria em todo o Brasil. Conforme determina a lei, compete ao corretor de imóveis exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária.

Mais notícias sobre