Publicador de Conteúdos e Mídias

‘Abrigo Amigo’: pontos de ônibus vão oferecer auxílio virtual a passageiros em situação de risco

Programa ‘Abrigo Amigo’ vai instalar totens com tecnologia de comunicação em tempo real para que usuários acionem forças de segurança em situações de risco
Publicado em 11/04/2024 11h35

Foto: Divulgação/Governo de SP

Projeto foi pensado para oferecer mais segurança principalmente às mulheres, e que é inspirado em iniciativas bem-sucedidas em outras cidades do Brasil, como São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ)

Começou a tramitar na Câmara Legislativa um projeto de lei que estabelece o programa ‘Abrigo Amigo’, que consiste na instalação de totens tecnológicos em pontos de ônibus do Distrito Federal, permitindo a interação, em tempo real, entre os usuários do transporte público e uma central de atendimento que oferece suporte e companhia durante a espera do ônibus no período noturno. O projeto de lei nº 1047/2024, de iniciativa do deputado Iolando (MDB), vem para amparar os usuários, diminuindo a sensação de vulnerabilidade principalmente em horários de pouca movimentação de pessoas.

Conforme o texto, os totens serão implantados em paradas estratégicas, permitindo a interação instantânea sempre que o cidadão sentir necessidade. Os pontos serão escolhidos com base em critérios de demanda, vulnerabilidade e segurança, conforme determinado pelos órgãos de segurança do GDF.

A proposta estabelece que os atendentes do programa ‘Abrigo Amigo’ serão capacitados para oferecer assitência e companhia aos usuários, inclusive aos com deficiência auditiva, além de estarem aptos a acionar os órgãos de segurança pública em caso de emergência.

 


 

Iolando afirma que o projeto foi pensado para oferecer mais segurança principalmente às mulheres, e que é inspirado em iniciativas bem-sucedidas em outras cidades do Brasil, como São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), que já contam com mais de 80 abrigos.

“Pensando no sentimento de vulnerabilidade das mulheres frente às violências que possam sofrer ao esperarem por ônibus à noite, propomos oportunizar essa tecnologia afim de permitir que estas mulheres sejam vistas e ouvidas durante esse período. Queremos inibir ações criminosas, fazendo com que elas se sintam mais seguras”, afirmou o distrital na justificativa de sua proposta.

O parlamentar argumenta ainda que a implementação e expansão do programa é fundamental para garantir que mais mulheres tenham acesso ao serviço de apoio e proteção durante suas viagens de transporte público, o que, na visão dele, contribuirá para a redução da violência de gênero e para a promoção de uma cidade mais segura e inclusiva.

O PL estabelece que o horário de funcionamento do ‘Abrigo Amigo’ será das 20h às 5h, contemplando o período noturno, em que a vulnerabilidade dos usuários é maior, e que, ao longo do dia, as telas funcionarão como um espaço de anúncios publicitários.

O texto apresentado tramitará pelas comissões temáticas da casa e, recebendo aval em todas elas, seguirá para votação em plenário.

Christopher Gama - Agência CLDF de Notícias