Publicador de Conteúdos e Mídias

Zootecnia comemora 50 anos no Brasil

Publicado em 06/05/2016 15h37

No próximo dia 09 de maio será comemorado, com uma sessão solene na Câmara Legislativa do DF, os 50 anos da zootecnia no Brasil. A sessão, proposta pelo deputado Roosevelt Vilela (PSB), tem o objetivo de homenagear os profissionais de zootecnia do DF e entorno.

"Esses profissionais merecem nossa homenagem, pois têm contribuído para o desenvolvimento sustentável do nosso país. Com profissionalismo defendem não só o aspecto produtivo e econômico, mas especialmente o ambiental e social", destaca o deputado Roosevelt.

A Zootecnia é a ciência da produção, criação, trato, domesticação ou manejo de animais. No Brasil, a ideia da nova profissão dissociada da medicina veterinária surgiu por iniciativa de agrônomos e veterinários em Porto Alegre em 1952, porém, o primeiro curso só foi criado 14 anos depois em Uruguaiana (RS), cuja aula inaugural aconteceu no dia 13 de maio de 1966. Por isso, o DIA DO ZOOTECNISTA é comemorado nessa data.

Em Brasília, o primeiro curso foi criado na Faculdade da Terra de Brasília em 1999. Hoje funciona no DF apenas o curso da Universidade União Pioneira de Integração Social. No Brasil, são quase 100 cursos espalhados por vários estados. A região que mais possui área de atuação para os zootecnistas é o Centro Oeste, por ser palco da grande expansão pecuária brasileira.

Racionalização – O zootecnista é o profissional das ciências agrárias responsável pela criação racional de animais domésticos ou daqueles em domesticação (silvestres). Neste caso, a criação abrange o planejamento agropecuário, a pesquisa nas áreas de seleção e melhoramento animal, melhoramento genético, manejo dos rebanhos, nutrição na forma de pastagens e rações balanceadas, as instalações que aliam conforto, produtividade e o envolvimento com o meio ambiente, passando pelas relações humanas entre empresários, técnicos e os trabalhadores rurais, finalizando com um produto econômico e de qualidade.

* Com informações do gabinete do deputado Roosevelt Vilela 

Mais notícias sobre