Zootecnia comemora 50 anos no Brasil
Zootecnia comemora 50 anos no Brasil
No próximo dia 09 de maio será comemorado, com uma sessão solene na Câmara Legislativa do DF, os 50 anos da zootecnia no Brasil. A sessão, proposta pelo deputado Roosevelt Vilela (PSB), tem o objetivo de homenagear os profissionais de zootecnia do DF e entorno.
"Esses profissionais merecem nossa homenagem, pois têm contribuído para o desenvolvimento sustentável do nosso país. Com profissionalismo defendem não só o aspecto produtivo e econômico, mas especialmente o ambiental e social", destaca o deputado Roosevelt.
A Zootecnia é a ciência da produção, criação, trato, domesticação ou manejo de animais. No Brasil, a ideia da nova profissão dissociada da medicina veterinária surgiu por iniciativa de agrônomos e veterinários em Porto Alegre em 1952, porém, o primeiro curso só foi criado 14 anos depois em Uruguaiana (RS), cuja aula inaugural aconteceu no dia 13 de maio de 1966. Por isso, o DIA DO ZOOTECNISTA é comemorado nessa data.
Em Brasília, o primeiro curso foi criado na Faculdade da Terra de Brasília em 1999. Hoje funciona no DF apenas o curso da Universidade União Pioneira de Integração Social. No Brasil, são quase 100 cursos espalhados por vários estados. A região que mais possui área de atuação para os zootecnistas é o Centro Oeste, por ser palco da grande expansão pecuária brasileira.
Racionalização – O zootecnista é o profissional das ciências agrárias responsável pela criação racional de animais domésticos ou daqueles em domesticação (silvestres). Neste caso, a criação abrange o planejamento agropecuário, a pesquisa nas áreas de seleção e melhoramento animal, melhoramento genético, manejo dos rebanhos, nutrição na forma de pastagens e rações balanceadas, as instalações que aliam conforto, produtividade e o envolvimento com o meio ambiente, passando pelas relações humanas entre empresários, técnicos e os trabalhadores rurais, finalizando com um produto econômico e de qualidade.
* Com informações do gabinete do deputado Roosevelt Vilela