Taniguchi destaca benefícios do PDOT
Taniguchi destaca benefícios do PDOT

O PDOT é considerado o instrumento básico da política urbana e territorial. Para o secretário Taniguchi, o Plano vai além e promove o ajuste da legislação urbanística à cidade real, além de propor a utilização mais racional dos recursos hídricos.
Taniguchi também destacou que o PDOT favorece a implantação de um sistema de transporte coletivo mais eficiente, simplifica a gestão urbana, propõe um sistema de espaços livres articulado, descentraliza as atividades econômicas, cria mecanismos para garantir a preservação do patrimônio cultural e avança na definição de diretrizes para a utilização da terra rural.
Meio Ambiente - Para o representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Gustavo Souto Maior, o PDOT é um instrumento que exige um grande esforço por parte do Poder Público. "Porque ele deve refletir os anseios de todos os segmentos da população, o que é bem abrangente", analisou.
Segundo ele, a formulação do Plano deve levar em consideração principalmente a questão ambiental, o grande desafio para a garantia da qualidade de vida do DF e do Cerrado.
Continuação - A Comissão Geral para discutir o PDOT continua nesta quinta-feira (11), a partir das 15h. Estão convidados para participar dos debates o secretário de Habitação, Paulo Roriz; o secretário de Transportes, Alberto Fraga; e o presidente da Caesb, Fernando Leite.