Publicador de Conteúdos e Mídias

Taniguchi destaca benefícios do PDOT

Publicado em 10/09/2008 17h00
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do GDF, Cássio Taniguchi, destacou nesta quarta-feira (10) na Câmara Legislativa do DF os pontos positivos do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Taniguchi participou de Comissão Geral promovida pelas comissões de Constituição e Justiça, Assuntos Fundiários e de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo.

O PDOT é considerado o instrumento básico da política urbana e territorial. Para o secretário Taniguchi, o Plano vai além e promove o ajuste da legislação urbanística à cidade real, além de propor a utilização mais racional dos recursos hídricos.

Taniguchi também destacou que o PDOT favorece a implantação de um sistema de transporte coletivo mais eficiente, simplifica a gestão urbana, propõe um sistema de espaços livres articulado, descentraliza as atividades econômicas, cria mecanismos para garantir a preservação do patrimônio cultural e avança na definição de diretrizes para a utilização da terra rural.

Meio Ambiente - Para o representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Gustavo Souto Maior, o PDOT é um instrumento que exige um grande esforço por parte do Poder Público. "Porque ele deve refletir os anseios de todos os segmentos da população, o que é bem abrangente", analisou.

Segundo ele, a formulação do Plano deve levar em consideração principalmente a questão ambiental, o grande desafio para a garantia da qualidade de vida do DF e do Cerrado.

Continuação - A Comissão Geral para discutir o PDOT continua nesta quinta-feira (11), a partir das 15h. Estão convidados para participar dos debates o secretário de Habitação, Paulo Roriz; o secretário de Transportes, Alberto Fraga; e o presidente da Caesb, Fernando Leite.

Mais notícias sobre