Situação dos estádios de futebol do DF preocupa clubes locais
Situação dos estádios de futebol do DF preocupa clubes locais

A maior parte dos 12 estádios de futebol profissional do DF encontra-se em más condições de uso. Essa constatação foi repetida por vários participantes da audiência pública realizada nesta sexta-feira (20), na Câmara Legislativa, para discutir a situação desses locais. A iniciativa do debate partiu dos deputados Chico Vigilante (PT) e Júlio César (PRB). "O futebol é uma indústria geradora de emprego e renda. Precisamos voltar a valorizar os clubes locais, pois nossa população tem perdido trabalho para outros estados onde os jogos são realizados", observou Vigilante.
Edmilson Bastos, do Clube Atlético Taguatinga, descreveu a situação dos estádios como precária. "Quem conhece os banheiros do estádio Serejão, sabe do que estou falando. É uma vergonha. Parte do problema está no uso desses estádios pelas administrações regionais para fins políticos e também para a realização de torneios amadores. Os estádios de futebol devem ser usados exclusivamente para partidas de futebol profissional", defendeu.
Emanuel Teixeira, do Clube Legião, defendeu o uso do Estádio Nacional Mané Garrincha pelos clubes de Brasília. "Esse estádio foi construído com dinheiro do povo de Brasília e os clubes de Brasília não podem ficar de fora daquele local. Nosso futebol hoje está abandonado, basta ver a situação dos estádios de Planaltina, Brazlândia e Paranoá", disse.
A burocracia que envolve a liberação de estádios para a realização de partidas também foi lembrada na audiência. "A cada vez que vamos realizar um jogo de 90 minutos, temos que juntar mais de 150 documentos. É uma burocracia sem fim e muitas vezes os órgãos do governo dão orientações contraditórias entre si", reclamou.
Ari de Almeida, do Ceilândia Esporte Clube, propôs a ampliação das parcerias público-privadas como solução para o problema. "O governo não consegue gerir bem os estádios, mas os clubes têm todas as condições de assumirem essa função. Nós, dirigentes de clubes, propomos a inclusão de todos os estádios do DF nas parcerias público-privadas para que possamos administrar esses espaços com mais atenção", sugeriu.
Revitalização - O subsecretário de Espaço Esportivo da Secretaria de Esporte e Lazer do DF, Tody Moreno, disse que já há ações em andamento para revitalizar os estádios locais. "Posso afirmar que a reforma do Estádio Bezerrão, por exemplo, já está começando. Estamos trabalhando para deixar todos os estádios em condição de receber bem os torcedores", prometeu.
O deputado Júlio César solicitou um relatório de vistorias da Novacap sobre a situação dos estádios para buscar soluções aos problemas: "Com esses dados, vamos mobilizar os deputados para aprovarmos emendas orçamentárias destinando recursos para a revitalização dos nossos estádios".