Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário debate importância da alimentação saudável

Publicado em 30/08/2011 12h49
A deputada Celina Leão (PMN) defendeu nesta terça-feira (30) o fim da utilização de enlatados na merenda escolar das escolas da rede pública do DF, entre outros pontos importantes em favor de uma alimentação saudável, na abertura do I Seminário Brasiliense de Nutrição, que deve se estender até amanhã (31),  no auditório da Câmara Legislativa. O evento é promovido pelo Grupo de Prevenção, Educação e Controle de Diabetes e Nutrição (GRUPEDH) e apoiado pela deputada e pelo distrital Aylton Gomes (PR).  Aylton Gomes afirmou sua convicção de que uma alimentação equilibrada é requisito de cidadania, enfatizando a necessidade de induzir melhores hábitos alimentares à população, de modo a afastar males como a obesidade, a hipertensão e o diabetes.
 O deputado salientou também a importância de trazer para a Câmara debates como esse, a fim de buscar, na Casa, soluções legislativas para os problemas apresentados.

O presidente da CLDF, deputado Patrício (PT), disse que é favorável à proposta de Celina Leão de manter um nutricionista em cada escola, mas adiantou que as despesas de pessoal do GDF estão próximas do limite prudencial determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, como decorrência dos aumentos concedidos por um dos cinco governadores que passaram pelo Palácio do Buriti na crise política do ano passado, deflagrada a partir da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

O povo brasileiro está adoecendo e morrendo em consequência de doenças perfeitamente evitáveis, afirmou a presidente do Conselho Federal de Nutrição, Rosane Nascimento, e isso pode ser resolvido a partir de uma equação que considere a fome, o desperdício e a obesidade. Também se manifestaram a presidente do Conselho Regional de Nutrição, Mara Salete Diponi; a gerente de mestrado e doutorado da Escola de Saúde do DF, Adriana Pederneiras; e a gerente do Senac, Maria Lucília Lins Lago.

Semana do Nutricionista - O seminário tem o apoio de diversas entidades públicas e privadas e se realiza na semana dedicada ao nutricionista, cujo dia será comemorado amanhã (31) em sessão solene marcada para as 19 horas, no Plenário da Casa, requerida pelos deputados Celina Leão e Aylton Gomes.

Serão ministradas, nos dois dias de duração do seminário, 15 palestras e apresentados mais de 40 trabalhos de conclusão de curso, sobre temas associados à nutrição, com enfoque em doenças como diabetes, hipertensão, desnutrição e obesidade.
 

Mais notícias sobre