Publicador de Conteúdos e Mídias

Projetos encaminhados por Agnelo para mudar saúde no DF entram em debate na Câmara

Publicado em 07/02/2011 10h15
O líder do governo na Câmara Legislativa, Wasny de Roure (PT), está reunido neste momento com diversos deputados e técnicos da Casa e do GDF, além de representantes de concursados, para debater os projetos de lei encaminhados pelo governador Agnelo Queiroz para mudar radicalmente o atendimento à saúde no Distrito Federal.

Na abertura da reunião, Wasny afirmou ser a proposta de grande envergadura, especialmente considerando-se a criação de mais de onze mil novos cargos, como forma de suprir as atuais limitações do setor, onde, lembrou, "existe um alto grau de rotatividade".

O secretário-adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara, explicou que a idéia do governo é investir na atenção primária à saúde, revertendo a lógica que vinha prevalecendo até o momento.
 A proposta, segundo expôs, é chegar ao fim dos dois primeiros anos atendendo a 50% dessas demandas e nos dois anos seguintes a 100%.

Miziara esclareceu também que não foram estabelecidos os quantitativos dos profissionais a serem empregados por não ter sido possível mapear, ainda, as necessidades de cada região administrativa, que podem variar de uma para outra. Umas podem precisar de mais nutricionistas e outras de terapeutas, exemplificou.

Concursados - A deputada Eliana Pedrosa (DEM) defendeu o aproveitamento dos aprovados no concurso do Hemocentro, como um dos passos para normalizar a situação de um setor com demandas específicas que vêm sendo suprido com mão-de-obra de outras áreas.

Diversos deputados estão acompanhando as discussões, entre os quais Celina Leão (PMN), Agaciel Maia (PTC), Aylton Gomes (PR), Evandro Garla (PRB) e Liliane Roriz (PRTB).

Leia mais: Agnelo encaminha à Casa projetos na área de saúde http: //www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/agnelo-encaminha-a-casa-quatro-projetos-na-area-da-saude/view

Mais notícias sobre