Projetos encaminhados por Agnelo para mudar saúde no DF entram em debate na Câmara
Projetos encaminhados por Agnelo para mudar saúde no DF entram em debate na Câmara

Na abertura da reunião, Wasny afirmou ser a proposta de grande envergadura, especialmente considerando-se a criação de mais de onze mil novos cargos, como forma de suprir as atuais limitações do setor, onde, lembrou, "existe um alto grau de rotatividade".
O secretário-adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara, explicou que a idéia do governo é investir na atenção primária à saúde, revertendo a lógica que vinha prevalecendo até o momento.
A proposta, segundo expôs, é chegar ao fim dos dois primeiros anos atendendo a 50% dessas demandas e nos dois anos seguintes a 100%.
Miziara esclareceu também que não foram estabelecidos os quantitativos dos profissionais a serem empregados por não ter sido possível mapear, ainda, as necessidades de cada região administrativa, que podem variar de uma para outra. Umas podem precisar de mais nutricionistas e outras de terapeutas, exemplificou.
Concursados - A deputada Eliana Pedrosa (DEM) defendeu o aproveitamento dos aprovados no concurso do Hemocentro, como um dos passos para normalizar a situação de um setor com demandas específicas que vêm sendo suprido com mão-de-obra de outras áreas.
Diversos deputados estão acompanhando as discussões, entre os quais Celina Leão (PMN), Agaciel Maia (PTC), Aylton Gomes (PR), Evandro Garla (PRB) e Liliane Roriz (PRTB).
Leia mais: Agnelo encaminha à Casa projetos na área de saúde http: //www.cl.df.gov.br/cldf/noticias/agnelo-encaminha-a-casa-quatro-projetos-na-area-da-saude/view