Problemas do ensino público no DF foram discutidos em reunião com o Conselho de Educação do Distrito Federal
Problemas do ensino público no DF foram discutidos em reunião com o Conselho de Educação do Distrito Federal

O primeiro assunto a ser debatido foi a necessidade de valorizar as escolas parque e sua concepção, idealizada pelo educador Anísio Teixeira. "Anísio Teixeira criou uma escola de qualidade, para que todas as crianças tivessem acesso à cultura, de forma democrática. A Escola Parque é o desenvolvimento completo do aluno, numa visão holística", observou Chico Leite.
O presidente do Conselho de Educação do Distrito Federal, Luis Otávio da Justa Neves, destacou que a escola parque tem papel complementar à meta de educação integral. "No turno contrário ao letivo, os alunos podem se dedicar ao esporte, à cultura e ao lazer".
Neves alertou para o fato de as escolas estarem atendendo muito acima de sua capacidade.
Com relação aos jardins de infância, o presidente do conselho manifestou-se favorável à necessidade de ampliar o número de escolas, principalmente fora do Plano Piloto. "O transporte escolar também é um direito, pois muitos deixam de frequentar as aulas por falta de recursos financeiros".
Já sobre o Disque Matrícula, Neves disse que o serviço não é perfeito e pode melhorar, "mas muitos dos problemas se devem à vontade dos pais matricularem seus filhos em uma escola específica o que gera falta de vagas", afirmou.
A diretora da Regional de Ensino do Plano Piloto, Leila de Fátima, lembrou que a discussão sobre o risco do fim das escolas parque teve um aspecto positivo. "Dobramos o número de matrículas e hoje não temos mais capacidade de atendimento. Sentimos que houve uma valorização deste trabalho de referência." destacou. Em 2008, foram atendidos 9.
522 alunos. Este ano já são 16.
578 matriculados.