Primeiro edital para licitação de terras rurais já está pronto
Primeiro edital para licitação de terras rurais já está pronto

Representantes de diversos órgãos do governo se manifestaram durante a audiência, detalhando as atividades que desenvolvem. Miguel Lopes da Rocha, superintendente federal do Ministério da Agricultura, enfatizou a criação do Serviço de Políticas Agropecuárias nos Estados, como forma de estar mais próximos dos Estados e responder às demandas dos setores organizados.
Para o administrador de Planaltina, Manoel Abadia Sobrinho, os problemas do campo passam pelo equacionamento das questões fundiárias e que a hora é de soluções. Advertiu que o desenvolvimento da região não se contém nos limites da zona rural, mas se expande por todo o DF e que as dificuldades têm também um caráter motivador.
O gerente de Desenvolvimento Econômico da Emater, Renato Lima Dias, registrou a contribuição do órgão à agropecuária desde 1968, quando foi criada, até hoje, em que se faz presente em quinze pontos do DF. Renato reportou-se ao êxito alcançado em diversas áreas, como a olericultura, em que o DF é auto-suficiente, a avicultura e a produção de grãos, que assegura auto-suficiência de feijão ao DF.
A situação hídrica do DF foi apresentada pelo superintendente de Outorgas da Agência Reguladora de Águas e Saneamento (Adasa), Diógenes Mortari, que assinalou ser esse um momento propício para discutir os caminhos a serem seguidos, tendo em vista a compatibilização da disponibilidade hídrica com o desenvolvimento sustentado.
Além de técnicos, presidentes de cooperativas e de conselhos participaram dos debates abertos para a participação do público presente. Leonice Wagner, por exemplo, do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentado, quer que o órgão seja ouvido em tudo o que disser respeito ao assunto, entre outras reivindicações apresentadas.