Pessoas com deficiência cobram secretaria no GDF
Pessoas com deficiência cobram secretaria no GDF

Durante sessão solene em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, realizada no plenário na tarde desta sexta-feira (21), os deputados distritais Robério Negreiros (PMDB) e Eliana Pedrosa (PSD) comprometeram-se a cobrar do governo do Distrito Federal a criação de uma secretaria exclusiva para gerenciar políticas públicas voltadas a essa parcela da população. No evento, proposto por Negreiros, os atletas brasilienses paralímpicos que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres e pessoas que se dedicam à inclusão das pessoas com deficiência foram condecorados com moções de louvor.
Antes dos pronunciamentos das autoridades presentes à sessão solene, integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (APAE-DF) apresentaram uma peça teatral no plenário Casa. A encenação agradou ao deputado Olair Francisco (PTdoB). "Hoje é um dia de reflexão e essa apresentação foi uma aula de capacidade para todos nós", afirmou.
Negreiros destacou que a lei que criou o Dia Nacional de Luta das Pessoa com Deficiência é um marco na mobilização pela garantia de igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência. O distrital ressaltou ainda a necessidade de os parlamentares fiscalizarem e exigirem do governo políticas públicas de acessibilidade, moradia e transporte público "Assim com a idéia da Secretaria de Condomínios surgiu desta Casa, acredito que podemos nos unir para sensibilizar o governador", argumentou.
O presidente da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, César Magalhães, também cobrou a criação da secretaria. "Hoje não é um dia de comemoração, mas de luta. Queremos, com apoio desta Casa, um secretário empoderado".
Em seu discurso, a deputada Eliana Pedosa (PSD) informou que existem 574 mil pessoas com deficiência no DF e disse que é preciso uma Secretaria de Estado para gerenciar políticas públicas correspondentes ao tamanho dessa população. Eliana comentou a importância dos atletas paraolímpicos presentes no plenário. "O atleta é um incentivo, pois são vistos como referência de caminho a seguir".
Delegação - Nos jogos Paralímpicos de 2012, realizados em Londres, o Brasil conseguiu 43 medalhas, sendo 21 de ouro. O país obteve a sua melhor participação na história dos jogos, terminando na 7° posição no quadro geral de medalhas. Presente à sessão solene desta tarde, o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, lembrou que a formação do comitê é conseqüência dos movimentos de luta das pessoas com deficiência. "O esporte está associado à educação, saúde e inclusão social e muda a percepção das pessoas sem deficiência. O atleta é uma referência positiva", afirmou Parsons.
Confira a relação de homenageados com moções de louvor da Câmara Legislativa: Antônio Delfino de Sousa (atletismo), Ariosvaldo Fernandes da Silva (atletismo), Emicarlo Elias de Souza (atletismo), Shirlene Santos de Souza Coelho (atletismo), João Alberto Schwindt Filho (ciclismo), Leandro Moreno da Silva (goalboll), Leomom Moreno da Silva (goalboll), Davi Salazar Pessoa Mesquita (hipismo), Marcos Fernandes Alves (hipismo), Sérgio Fróes Ribeiro de Oliva (hipismo), Iranildo Conceição Espíndola Fernandes (tênis de mesa), Ronaldo Pinheiro Machado de Souza (tênis de mesa), Carlos Alberto Chaves dos Santos (tênis em cadeira de rodas), Natalia Mayara de Azevedo Costa (tênis em cadeira de rodas), Edilson Alves da Rocha (chefe de missão), Raimundo Tadeu Martins Monteiro (técnico auxiliar), José Ricardo Rizzone de Sousa Vale (técnico), Romolo Lazzaretti (técnico), Wanderson Araujo Cavalcante (coordenador técnico), Natacha Manchado Pereira (staff técnico), Ana Carvalho de Oliveira (staff) e Cláudio Villalva Civatti (técnico).