Parlamentares das Américas se comprometem a combater evasão escolar
Parlamentares das Américas se comprometem a combater evasão escolar

Os parlamentares que participam da 12ª assembleia geral da Confederação Parlamentar das Américas (Copa) aprovaram nesta terça-feira (15), em reunião no auditório da Câmara Legislativa, uma resolução com recomendações para o combate à evasão escolar e para o aumento da reinserção, no sistema público de educação, de adultos que não concluíram o ensino médio. A resolução foi aprovada após a deputada Micheline St Lorraine, do Canadá, ler relatório preliminar da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Copa, que se dedicou nos últimos dois anos ao tema.
Estima-se que, segundo o relatório apresentado pela parlamentar canadense, apenas 37% dos jovens latino-americanos (de 18 a 24 anos) tenham completado o ensino médio no período de 2000 a 2004. O objetivo da Copa é estimular os legisladores a lutarem por programas governamentais capazes de mudarem essa realidade, trazendo benefícios socioeconômicos para os países e vantagens pessoais para os jovens e suas famílias.
Citando dados da Unesco, Lorraine lembrou que ainda há cerca de 700 milhões de analfabetos no mundo, dois terços dois quais são mulheres. Segundo ela, esse número resulta da quantidade insuficiente de educadores e de políticas públicas inadequadas a realidades como a de áreas rurais, por exemplo.
A resolução aprovada nesta tarde compromete os parlamentares participantes da assembleia a lutarem por mais recursos financeiros para a educação, por uma oferta maior de educadores, por melhores remunerações aos professores e por planos de combate à evasão escolar.