Jorge Marino, mestre de frevo, recebe título de Cidadão Honorário

Publicado em 03/12/2013 12h41

Dobradiça, tesoura, ferrolho, parafuso, ponta de pé e calcanhar, saci-pererê. Esses são alguns dos inúmeros passos e evoluções do frevo que, apesar de ter nascido em Pernambuco, durante o carnaval se espalha pelo resto do País. Em Brasília, há quase três décadas, Jorge Marino tem sido uma espécie de "embaixador" desse ritmo carnavalesco. Nesta terça-feira (3), ele recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, por iniciativa do deputado Joe Valle (PDT).

"O trabalho e a história do mestre Jorge Marino são motivo de orgulho para nós brasilienses, que acreditamos na honestidade, respeito ao ser humano, valores do trabalho, da solidariedade e da família como contribuições para o progresso de uma nação e para o fortalecimento do caráter do seu povo", afirma o distrital.

Gaúcho de Rosário do Sul, Marino, que tem formação em administração de empresas, é terapeuta, instrutor de folclore brasileiro e idealizador da técnica conhecida como "Frevo Relax". Ele recebeu o título de "Mestre de Frevo" em Olinda (PE), onde residiu por nove anos.

Fundador e presidente do Grupo Folclórico Passistas de Brasília (1985), que tem por objetivo difundir o frevo de rua e outras danças populares como o xaxado, o coco de roda e a ciranda, Marino é uma presença garantida nos carnavais de rua do Distrito Federal.