Jefferson Peres e Suplicy discutem conduta dos políticos
Jefferson Peres e Suplicy discutem conduta dos políticos

O senador amazonense falou sobre a conduta ética no parlamento e defendeu a redução dos cargos comissionados, proibição do nepotismo (para parentes até o terceiro grau) e mais transparência na execução orçamentária. "Infelizmente, é um problema cultural difícil de erradicar. Não tenho fórmulas, mas é preciso melhorar o relacionamento vicioso entre o Executivo e o Legislativo", afirmou.
Jefferson Peres defendeu ainda a redução dos cargos eletivos para o Congresso Nacional. "Um bom número seria dois senadores por estado, cerca de 300 deputados federais e um máximo de dois mandatos, para evitar os políticos profissionais", declarou.
Ao final da palestra, o deputado Reguffe elogiou o senador: "Todos sabemos que o senhor tem feito a sua parte para melhorar o sistema político e as condições dos brasileiros". Antes, Jefferson Peres havia informado que deixará a vida pública dentro de quatro anos, ao final do mandato. A palestra também foi acompanhada pelo deputado Rogério Ulysses (PSB).
:Transparência - O senador Eduardo Suplicy fez um relato de sua trajetória, desde a fundação do PT, há 27 anos. Ele lembrou quando se tornou presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo: "Instituímos a transparência em tempo real".
:Entre as medidas adotadas à época estavam a transmissão ao vivo das reuniões da Mesa Diretora e a divulgação dos salários de todos os servidores da Casa. "No Senado, apresentei proposições para que pudesse haver essa mesma transparência", declarou.
Concluindo a palestra, Suplicy defendeu o projeto Renda Básica, que estabelece um mesmo valor anual a ser distribuído a todo cidadão, sem distinção, a exemplo do que ocorre no estado americano do Alaska. A exposição do senador foi acompanhada pelos deputados distritais Cabo Patrício (PT) e Luzia de Paula (PSL).