Empreendedorismo feminino e capacitação obrigatória para servidores da CLDF serão destaque nesta quinta-feira (22)
Empreendedorismo feminino e capacitação obrigatória para servidores da CLDF serão destaque nesta quinta-feira (22)
Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF

Primeira semana de Prevenção ao Feminício chega nesta quinta-feira ao quarto dia de atividades na CLDF
Ao longo desta quinta-feira (22) a 1ª Semana de Prevenção ao Femínicídio - evento organizado pela Procuradoria da Mulher (PEM) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), contará com uma programação de peso. Pela manhã, nove equipes do projeto Hack Ideias Elas terão a oportunidade de apresentar seus projetos em uma solenidade, que ocorrerá das 9h às 12h na Casa. E a partir das 15h acontecerá uma comissão geral, que será transformada em aula magna, com o tema: “Das ações de Promoção dos Direitos das Mulheres: Combate à Violência, Fomento à Equidade e Fortalecimento de Lideranças Femininas”.
O Hack Ideias Elas é uma iniciativa voltada para o incentivo ao empreendedorismo feminino, com foco na inovação e na prevenção à violência contra a mulher. Desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), em parceria com o Instituto Multiplicidades, o projeto oferece suporte e capacitação para mulheres que desejam transformar ideias em negócios sustentáveis e impactantes.
Palestras com foco no combate à violência contra a mulher
A partir das 15h, o plenário da Casa será palco da aula magna, que abrirá um ciclo formativo em resposta à Resolução nº 349/2024, de autoria da deputada Dayse Amarilio (PSB). A Resolução determina que servidores da Casa deverão participar, de forma obrigatória, de cursos sobre a temática da violência contra a mulher.
Segundo Dayse, é preciso sensibilizar e conscientizar os servidores sobre a temática. “A Resolução 349/24 é um passo importante para que possamos fortalecer o ambiente de trabalho da CLDF e garantir que todos os servidores estejam alinhados com as metas e valores da nossa instituição. A adesão de cada um dos trabalhadores é essencial para que possamos continuar avançando e oferecendo o melhor serviço à nossa comunidade”, diz Dayse Amarilio. “Esses cursos terão como foco temas essenciais, como a violência contra a mulher, algo que requer nossa atenção contínua e ação efetiva”, completa a parlamentar.
A aula será dividida em dois momentos. O primeiro contará com a palestra "Violência Contra a Mulher no Meio Digital", ministrada pelo professor Fabricio da Mota Alves, que é advogado, sócio coordenador de Direito Digital no Serur Advogados e membro titular do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade.
Já o segundo momento contará com a palestra “Enfrentamento e Prevenção de Violências Contra a Mulher, Promoção da Equidade e Fortalecimento de lideranças femininas”, ministrada pela professora Ana Maria Veras Vilanova, que é consultora técnica-legislativa da CLDF, com atuação no Setor de Assistência Social e Qualidade de Vida no Trabalho, há 29 anos. Vilanova integra o Núcleo de Estudos e Ações sobre Violência no Trabalho – NEAVT/CLDF, como mediadora de conflitos interpessoais e especialista em comunicação humana e gestão de Pessoas.
* Com informações da assessoria de imprensa da deputada Dayse Amarilio
Agência CLDF
Mais notícias sobre

Rogério Resende, fundador da Casa do Piano, recebe título de Cidadão Honorário de Brasília
15h03 23/06/2025